Salvando Oceanos

Cerca de 500 alunos da Secretaria de Educação do Rio (Seeduc-RJ) participaram de um projeto de preservação do meio ambiente


As questões ambientais conquistaram um lugar precioso junto de matérias curriculares como geografia, matemática, história, português, ciências, entre outras, e vêm sendo amplamente utilizadas nas salas de aula. Uma das temáticas exploradas pelas escolas, por exemplo, é a promoção da redução do uso de plástico, buscando dar preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente. 

Muito se sabe que o plástico é um dos principais vilões dos oceanos. De acordo com dados da WWF Brasil, cerca de 8 milhões de toneladas desse material entram nesse ecossistema anualmente, e até 2050 é estimado que exista mais plásticos que peixes nos mares. Diante disso, de que maneira as escolas podem desenvolver a educação ambiental para conscientizar os estudantes? 

Na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro diversos projetos são desenvolvidos anualmente com alunos de diferentes escolas. O Vem pro Abraço, por exemplo, é uma iniciativa de um abraço simbólico pela preservação do meio ambiente, realizado na Praia do Leme, na Zona Sul da cidade. O objetivo é conscientizar as comunidades escolares sobre a preservação dos oceanos. 

Em 2022, cerca de 500 alunos, que costumam se relacionar diretamente com atividades do eixo meio ambiente e sustentabilidade, participaram do projeto. Na praia, eles ajudaram a recolher o lixo da areia, que constantemente é deixado no local, e consequentemente levado para o mar. 

A atuação das escolas no projeto rendeu muitos elogios não só entre os profissionais da educação quanto com relação aos próprios alunos. As amigas Vitória Pereira Pacheco, Luiza Antonella e Lara Mendes Pacheco, do C. E. Alecrim, em São Gonçalo, disseram que fazem a sua parte separando o lixo em casa e destacaram a quantidade de materiais prejudiciais que encontraram no local. “Notamos muito plástico no canto da praia. É preciso proteger os oceanos e as pessoas serem mais informadas sobre os problemas do lixo para a natureza”, observou Vitória. 

A professora Valeska Ribeiro Peres, do C. E. Rodrigo Otávio Filho – Intercultural Brasil-Itália, localizado em Vaz Lobo, na Zona Norte, também destacou a importância da ação. “A escola desenvolve projetos na área da sustentabilidade, e esse evento é importante para os alunos se engajarem cada vez mais no processo de cuidados com o meio ambiente”, observou a profissional. 

O aluno Matheus Bello Petozo Ribeiro, que deseja cursar Engenharia Ambiental, concordou com a professora. “Acho interessante para o nosso aprendizado. Estou gostando da experiência, até porque gosto muito de projetos ao ar livre”, afirmou. 

Já a profissional Jacqueline de Oliveira, do Ciep 118 Vereador Vilson Campos Macedo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, se mostrou encantada com o projeto e destacou que mais ações como essa deveriam ser realizadas entre os estudantes. “Nossos alunos precisam de momentos como esse. São experiências riquíssimas. Estamos muito felizes com a iniciativa”, pontuou. 


Por Luiza Morato
Fotos: Uanderson Fernandes | Seeduc-RJ 


Deixar comentário

Podemos ajudar?