Os Carioquinhas

Escola da Zona Norte do Rio de Janeiro criou uma revista que reúne informações e afeto entre toda a comunidade escolar


A rede de afetos dentro de uma escola é mais que essencial. E foi dentro desse cenário que a Escola Municipal Isaías Alves, localizada no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, criou a revista “Os Carioquinhas”, que reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e recadinhos do coração da comunidade escolar. 

O projeto, desenvolvido coletivamente por alunos e professores, é feito de maneira on-line. Depois de pronta, a revista é enviada nos grupos das turmas através do aplicativo de mensagens WhatsApp, além de ser publicada no Facebook. Dividida por sessões, cada turma da escola fica responsável por uma delas. O objetivo é melhorar a escrita e a leitura dos alunos, se aprimorando também das novas tecnologias. 

Para fazer acontecer a revista “Os Carioquinhas”, a Escola Municipal Isaías Alves reserva as segundas-feiras para dedicação total ao projeto. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental I, turma limite na unidade, são os mais participativos e responsáveis em auxiliar os estudantes menores, como explica a coordenadora pedagógica Ivone Taranto. “Todos participam em alguma sessão, com gêneros textuais diferentes. A revista tem a parte de diversão, de notícias, de manchete, de desenhos… Mas os alunos do 6º ano ajudam a digitar, separar e cobrar dos demais”, declarou a profissional. 

A revista “Os Carioquinhas” reúne uma diversidade de informações de interesse da comunidade escolar. Além da produção textual, as páginas trazem as seções: “Pequenos Ilustradores, Grandes Talentos”, que conta com galerias virtuais de desenhos inspirados em livros da sala de leitura; “Exercendo a cidadania”, com campanhas ambientais, como, por exemplo, a preservação do Rio Acari; “Receita dos responsáveis”, que traz sugestões de doces e salgadinhos das famílias dos alunos da escola; “Aconteceu na Isaías”, uma coluna social; “Recadinhos do coração”, com mensagens da comunidade, além de entrevista com professores. 

A origem do projeto

A história da revista “Os Carioquinhas” remete a um outro projeto pedagógico idealizado pelas professoras Ivone Taranto e Gisele Silva: o jornal mural “Pop Escola”. A iniciativa começou em 2006, quando a escola atendia turmas da Educação Infantil ao 9º ano. Na época, buscando uma maior integração na comunidade escolar, ela pôs em prática o jornal. “Ao montar o projeto político-pedagógico, percebi um retorno de todos os segmentos de que a escola precisava de uma unidade. Veio a ideia de construir um jornal de que todos participassem e que melhorasse o nível de escrita e leitura dos alunos, visto que no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, no momento, o resultado era um dos mais baixos”, lembrou a diretora Gisele Silva que, na época, era a coordenadora pedagógica da instituição. 

Para desenvolver a ação, uma caixa postal foi montada no refeitório da escola e nela todos os alunos, professores e demais funcionários depositavam mensagens, recados e perguntas que, posteriormente, eram colados em cartazes e presos nas paredes das salas de aula e murais. “Vimos um enorme crescimento na vontade de ler, pois, a cada vez que colocávamos em forma de jornal mural, eles aguardavam ansiosamente. É o interesse espontâneo pela leitura”, explicou a diretora. 

Com o passar dos anos, devido às mudanças na gestão escolar, o projeto acabou sendo interrompido. Mas, para a coordenadora Ivone Taranto, a revista “Os Carioquinhas” simboliza o renascer de novas perspectivas. “A revista representa o sonho de se alfabetizar, de ter uma profissão em que se possa se sentir realizado, de divulgar através dos classificados seus trabalhos, de conhecer personalidades bem-sucedidas. A revista é realmente um instrumento de esperança”, declarou. 


Por Luiza Morato

Escola Municipal Isaías Alves 
Rua Dom José de Sousa, S/Nº – Guadalupe – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21675-040
Tel.: (21) 3015-2011
Fotos: Facebook da escola | Multirio 


Deixar comentário

Podemos ajudar?