Cachoeira dos Primatas

Um local secreto da Floresta da Tijuca


Cachoeira dos Primatas

No coração da Floresta da Tijuca, escondida na vertente da Serra da Carioca, um pequeno fundo de vale guarda a cachoeira conhecida como Primatas, que se junta ao longo do Rio dos Macacos, desembocando na Lagoa Rodrigo de Freitas. Narrativas de carvoarias e conexões entre engenhos e quilombos recheiam essa fração da Mata Atlântica, com lendas e fatos entrelaçados à história do Rio de Janeiro. 

O acesso à Cachoeira dos Primatas é fácil, mas não é tão óbvio e conhecido. Por isso, essa queda d’água não é uma das mais frequentadas no Rio. Ainda assim, se você gosta de aventuras em lugares mais reservados para se refrescar e relaxar, esse lugar não vai te desapontar. 

A trilha é uma ótima opção para quem quer escapar ao calor e ter contato com a natureza sem grande esforço e com acesso facilitado na Zona Sul do Rio de Janeiro. O caminho é curto, bem sinalizado e possui banho permitido na cachoeira que dá nome à trilha. 

A Appai realiza esse passeio com seus associados através do benefício Passeio Cultural. Ao término do roteiro, os participantes são levados até um hotel na região, onde podem desfrutar de um delicioso lanche, encerrando com chave de ouro essa programação especial. 


Por Richard Günter


Deixar comentário

Podemos ajudar?