Jogo de cartas para ensinar geografia

Professor cria jogo inspirado em Uno e ensina a alunos conceitos da disciplina de forma mais dinâmica e lúdica


Todo professor sabe que nem sempre é fácil prender a atenção dos alunos em sala de aula. Pensando nisso, o educador Thiago Ribeiro desenvolveu um jogo voltado para a Geografia inspirado no Uno, que chamou de “Uno Geo”. A iniciativa vem conquistando os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Ciep 198 Professora Roza Ferreira de Mattos, localizado em Duque de Caxias. O sucesso tem sido principalmente pelo aprendizado mais fácil, dinâmico e lúdico.

A reformulação do jogo aborda 15 temáticas distintas da disciplina, entre elas a taxa populacional, o crescimento vegetativo, as migrações e os setores da economia. O professor de Geografia explica que a ideia surgiu com o objetivo de estimular aprendizado e aguçar a curiosidade dos estudantes. “O jogo de Uno foi escolhido por ser analógico e poder ser jogado em qualquer ambiente. Resolvi fazer a adaptação, pois sou adepto da ideia de trabalhar com a aprendizagem significativa. Gosto de proporcionar para os meus alunos um ensino mais prazeroso e diversificado”, afirma.

O educador explica que, antes de iniciar as partidas, são colocados os 15 conceitos no quadro e entregue um deck de carta para cada grupo, que pode ser de 4 a 8 jogadores. Com esse material, eles procuram os conceitos e respondem. “Essa parte serve para se familiarizarem com os conceitos”, completa Thiago. Conforme cada grupo vai terminando sua parte eles vão iniciando o jogo em si, que funciona basicamente como um Uno convencional, com eles tendo de seguir os conceitos ou a cor.

As cartas de ação trazem conceitos que lembram a ação realizada no jogo. Por exemplo, a taxa de natalidade, que é o número de nascimentos, é a carta +4; já a de migração pendular, que é o movimento de ida e volta diária do trabalhador, é a de reverso, enquanto o êxodo rural, que é o percurso de saída do campo em direção às áreas urbanas, é representado pela carta que dá direito a mudar de mão com outro jogador. “De modo geral o jogo percorre a trajetória de modo similar ao do Uno só que, em vez de números, procurei agregar conceitos de Geografia da população”, pontua o professor.

Os estudantes falam que a abordagem de ensino tornou as aulas mais produtivas e leves. “Estou adorando! Acho que essa iniciativa veio para agregar ao nosso aprendizado. Nesse processo a gente aprende de forma mais fácil”, conta Rayssa Martins. Já a estudante Daiane Souza afirma que, sem dúvida, está sendo muito legal aprender assim. “Fica diferente, dinâmico e bem mais legal estudar Geografia”, pontua.

O Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, destaca a importância e a responsabilidade dos docentes da rede para a formação de jovens com um futuro de sucesso. “A partir de iniciativas como as do professor Thiago Ribeiro, temos estudantes mais animados, focados e dispostos a seguirem estudando e se tornarem cidadãos promissores. Esses projetos dão muito orgulho para a educação do estado”, afirmou o secretário.

 

Baixe o UNO GEO

Se você é professor ou ficou interessado em conhecer o método de ensino, baixe o conteúdo aqui.


Por Jéssica Almeida
Fotos cedidas pela secretaria e banco de imagens gratuitas do Freepik.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação.


Deixar comentário

Podemos ajudar?