Pedagogia criativa

Professora mostra que dá para inovar em sala de aula mesmo com poucos recursos


Inovar na educação nem sempre está atrelado a grandes investimentos financeiros. Às vezes, um pouco de criatividade faz toda a diferença! E quem mostra isso na prática é a educadora dos anos iniciais e coordenadora pedagógica Debora Teixeira. Através do Instagram e de um blog, ela cria e compartilha recursos interativos, jogos, painéis e até lembranças para o seu público, que corresponde a mais de 150 mil professores.

A docente conta que sempre gostou de criar e inovar. Dessa forma, influenciada por uma amiga que compartilha dicas de decoração de casa nas redes sociais, Debora abriu uma página para divulgar os inventos criativos do seu cotidiano em sala de aula. “Comecei compartilhando as ações feitas nas minhas aulas, mas percebi que alguns professores queriam reproduzir, porém a habilidade manual era uma barreira”, lembra.

Foi aí que a professora teve a ideia de ajudar a todos que pediam auxílio. Para isso ela começou a digitalizar suas ideias. “Recebia sugestões do Brasil inteiro e produzia para atender cada professor. Durante a pandemia o número de educadores que estavam na minha página no Instagram (@pedagogiasemverba) só aumentava. Além disso, percebi que esses educadores pediam muitas lembrancinhas, para enviar a proposta pedagógica e um gesto afetuoso para os seus alunos”, explica Debora.

Como ela gosta de pensar e criar recursos interativos e jogos, ela desenvolveu também um blog para facilitar a entrega gratuita dos materiais e manter o contato com os professores no Instagram.

“Iniciei e sigo entregando gratuitamente os materiais que crio. Ao longo do caminho a produção de arquivos começou a gerar custos, pago diferentes serviços para produzir os arquivos. Ano passado oficializei uma parceria e comecei a vender alguns para financiar o projeto gratuito. Hoje tenho mais de quatrocentos e quarenta arquivos gratuitos e sete produtos pagos”, pontua a educadora.

Um dos materiais produzidos por Debora é o kit Higiene Bucal, um arquivo digital em formato de PDF pronto para imprimir. O documento contém painéis interativos para enriquecer a abordagem do tema saúde bucal com os pequenos. Composto por quatro painéis, o primeiro apresenta a sequência correta para uma boa escovação e cada etapa conta com ilustração. No segundo, a criança conseguirá desenhar nos dentes e apagar com a escova. Já o terceiro apresenta a língua e a possibilidade de interação, desenhando as placas bacterianas e apagando. E, por fim, o quarto painel permite passar um barbante entre os dentes para simular o fio dental. Legal, né?

De acordo com Debora, o feedback que recebe dos professores de diferentes regiões do Brasil é o combustível para ela continuar fazendo esse trabalho.

“Recebo mensagens lindas, relatos incríveis que tocam a alma. Alguns docentes mandam até áudio orando por mim, outros enviam presentes para a minha filha. Somos uma rede! Atualmente até os estudantes em pedagogia chegaram no meu perfil e interagem comigo por diferentes motivos. Fico encantada!”, conta.

 

 

Se você é professor e quer conhecer mais sobre o trabalho da Debora, basta procurar no Instagram por @pedagogiasemverba. Por lá você encontra diversos materiais que vão deixar a sua aula ainda mais divertida!


Por Jéssica Almeida


Fotos
cedidas pela professora e banco de imagens gratuitas do Freepik.


Deixar comentário

Podemos ajudar?