Um mês repleto de datas marcantes

Abril é um mês importante para a nossa história e traz marcos e memórias que solidificam a construção e conscientização da cidadania brasileira.


Reza a lenda que tudo só começa após o carnaval, e como em 2022 as comemorações da maior festa cultural brasileira foi transferida para o mês de abril, isso quer dizer que teoricamente o ano só se inicia no Dia da Mentira, no dia primeiro. Mas como a verdade sempre prevalece, durante abril fatos marcantes e decisivos da história brasileira serão recordados. Entres eles, a lembrança de Tiradentes, patrono da Nação e herói da Inconfidência Mineira, celebrado no dia 21.

No dia 13 de abril também se comemora uma das canções mais executadas por nós, o Hino Nacional Brasileiro, e uma semana depois, no dia 19, o Dia do Exército. E logo em seguida, em 22, uma das datas que mudou o rumo da nossa história, com a chegada dos portugueses em suas caravelas, declarando ao mundo o Descobrimento do Brasil. O mês ainda conta com os dias do Índio, do Livro Infantil e de Combate ao Câncer. Mas não para por aí, é também quando os jovens festejam seu dia, o dia do jovem, bem como, para os incansáveis da informação, o Dia dos Jornalistas.

Aproveite essa e outras datas para trabalhar esse, e muitos outros conteúdos comemorativos e emblemáticos em sala se aula com seus alunos.


Por Antonia Lucia


Podemos ajudar?