Xeque-mate na falta de atenção

Xadrez humano auxilia na concentração dos alunos na volta às aulas


A volta às aulas é sempre um momento de muita novidade e pouca concentração por parte dos alunos. E nesse período atípico, a prática do jogo de xadrez pode vir a ser um grande parceiro para os professores em sala de aula, tanto no entretenimento, como na retomada à concentração, ao raciocínio lógico, criatividade e outras competências essenciais para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Em tempo de metodologias ativas, o xadrez humano visa propiciar aos estudantes não só a satisfação de interação junto aos colegas de turma, bem como auxiliar a classe na retomada da concentração no retorno às aulas de forma lúdica e divertida. Várias escolas das redes pública e particular de ensino têm lançado mão dessa estratégia. É, por exemplo, o caso do Colégio Estadual Erich W. Heine, localizado em Santa Cruz.

Xeque mate na falta de atenção

A fim de complementar suas práticas pedagógicas, professores e coordenadores, com o apoio da direção da unidade, promoveram o primeiro torneio de xadrez humano na Estadual. Segundo a direção, cerca de 80 alunos das três séries do Ensino Médio participaram ativamente do evento nas dependências da escola, seguindo todos os protocolos de segurança.

Depois de uma disputa acirrada entre os alunos-jogadores, o evento, que contou com a torcida da comunidade escolar incentivando os participantes, conheceu finalmente os alunos-finalistas. Foram eles: Wendel Felipe, estudante da 1ª série, que conquistou o primeiro lugar. Os segundo, terceiro e quarto lugares ficaram com Jorge Samuel, Marcos Vinicius e Pedro Marcos, respectivamente.

O colégio de horário integral foi certificado como o primeiro sustentável da América Latina e oferece aos seus alunos o curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, cujo objetivo é fomentar em suas práticas pedagógicas atividades variadas voltadas ao desenvolvimento da cidadania e consciência ambiental.

Na Secretaria de Educação de São Paulo, o xadrez está presente em várias disciplinas, além da matemática, tanto para as turmas do fundamental II, do 6º ao 9º ano, bem como do Ensino Médio. Segundo a Secretaria, em Matemática o jogo é usado no estudo da Geometria e dimensões especiais; em História, na análise do capital, aspectos sociais e políticos; em Educação Física, na abordagem do fair play; e em Arte, na criação do tabuleiro e suas peças. E o interessado em aprender o jogo ou aperfeiçoar a prática, dentro das ações do Programa Escola da Família, pode aprender a desenvolver a técnica.

Xeque mate na falta de atenção

O desempenho e melhor rendimento das turmas da Escola Estadual Padre João Parreiras Vilaça, em Carmo do Cajuru, município do Território Oeste, ganhou uma estratégia a mais: o jogo de xadrez. É o que afirma o professor Carlos Jivago, responsável pelas atividades do projeto Xeque-Mate, realizado durante o primeiro semestre do calendário escolar, com aulas teóricas e práticas que envolvem a história do jogo e todos os benefícios dessa ciência milenar. De acordo com o docente, além da melhora na aprendizagem, a prática também serve de preparação dos alunos na realização de um campeonato interno e para os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Conheças alguns locais para aprender a jogar e conhecer suas regras e movimentos gratuitamente. Vamos lá!

No site impulsiona.org.br você poderá baixar um material gratuito de dicas, como as abaixo:

• Como arrumar o tabuleiro
•  Aprender o movimento das peças
•  Entender as regras especiais
•  O que é um lance e como se faz o primeiro

No Canal Xadrez Brasil é possível aprender com o professor Raphael o básico para praticar em apenas 10 minutos.

Você também pode acessar mais notícias sobre o tema na Revista Appai Educar – Xadrez Humano – Recreio Legal


Por Antônia Lúcia
Fontes: Seeduc RJ
Secretaria de Educação de São Paulo
Secretaria de Educação de Minas Gerais


Podemos ajudar?