Entre imagens e palavras

Alunos retomam raízes familiares e reeditam suas narrativas a partir de materiais recicláveis


Somos seres sociais e históricos, constituídos de memórias que nos marcam profundamente, influenciando algumas de nossas atitudes e comportamentos durante a vida. A partir desse pressuposto, a Escola Municipal Professor Alfredo de Pires Flores promoveu ações baseadas nos quatro pilares da educação que envolvem aprender a conviver, a fazer, a conhecer e a ser.

Assim, realizaram leitura e escrita narrativa da própria história, enriquecendo o seu vocabulário. Na mesma linha metodológica, selecionaram palavras representativas da autobiografia e analisaram gramaticalmente os verbos, advérbios, substantivos e adjetivos, além de relacionarem linguagem e imagem, estimulando a autoestima.

Os alunos selecionaram palavras representativas da autobiografia e analisaram gramaticalmente verbos, advérbios, substantivos e adjetivos, além de fazerem uma relação entre linguagem e imagem

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Crisvânia Leite, inicialmente, em sala de aula, os alunos elaboraram perguntas para entrevistarem seus pais, avós ou outro parente. O objetivo foi investigar quais as brincadeiras e os brinquedos preferidos de seus familiares quando crianças e descobrir se eles próprios os confeccionavam. E por quanto tempo costumavam brincar na rua ou em casa com amigos e as horas em que ficavam assistindo televisão. Após obter essas informações, os estudantes foram desafiados a realizar uma pequena análise, por escrito, comparando o universo infantil do passado com o do presente, destacando semelhanças, diferenças e opinando sobre possíveis vantagens e desvantagens dos diferentes contextos infantis.

Após esse primeiro passo, os alunos fizeram duas listas, a primeira delas a respeito da própria infância, momento em que foram selecionados os brinquedos e brincadeiras favoritas, pratos prediletos, fragrâncias, filmes, desenhos, livros, pessoas que foram muito importantes na infância, professores que marcaram, as manias que tinham, quais as conquistas que obtiveram, se eram travessos, quais eram os sonhos de infância. Já a segunda foi referente ao momento presente: a adolescência. Eles observaram os mesmos itens da primeira lista, mas acrescentaram projeções, como profissões que desejam seguir, aprendizados futuros e outras realizações. Depois, os alunos praticaram atividades escritas e artesanais com tudo que foi posto em suas listas.

As atividades escritas consistiram em diversas etapas como: seleção de palavras-chave para compor grupo de substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Essas palavras foram usadas para a confecção de dois caça-palavras de tamanho bem grande (um para as palavras do universo infantil e o outro para a temática adolescente) para serem expostos ao público.

Para finalizar a atividade escrita, cada aluno produziu sua própria narrativa em 3ª pessoa do singular, juntando elementos da infância, da adolescência e desejos futuros, reservando a si próprio o papel de personagem principal da sua história. Todas as narrativas seguiram a mesma estrutura inicial: “Era uma vez uma criança chamada…”.

Os trabalhos artesanais foram confeccionados com diversos materiais recicláveis, que foram expostos na culminância e depois doados para os alunos do 6º ano

Após corrigidos, os textos foram devolvidos aos alunos para serem reescritos corretamente e usados na confecção da tela-identidade, com o título “Esse sou eu, essa é minha letra”. Além disso, cada estudante incluiu uma foto sua de infância e uma atual, podendo exercer a criatividade livremente na produção da tela.

Para a professora Crisvânia, o objetivo do projeto foi oportunizar ao aluno atividades que lhe possibilitassem o conhecimento de si mesmo e “dos seus familiares e demais membros da sua turma, através da própria escrita, da confecção dos brinquedos artesanais com material reciclável e das imagens simbólicas selecionadas por eles mesmos”, destaca a professora.


Por Richard Günter
E. M. Professor Alfredo de Pires Flores
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Fotos cedidas pela escola


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