Correio do Saber

Professores promovem alfabetização através de cartões-postais produzidos a partir de análise crítica de obras de arte


projeto multidisciplinar

Estudar, valorizar e compartilhar conhecimentos referentes à arte e a artistas específicos, como Cândido Portinari, Romero Brito, Tarsila do Amaral e Joan Miró. Mas não somente isso, também alfabetizar letrando através da interação entre alunos de localidades brasileiras, engrandecendo a arte e a cultura, promovendo compreensão ao uso social da escrita, através de cartões-postais. Uau! Pode até parecer irreal, mas este projeto cheio de verdade tem tornado mais atraentes as aulas de diversos alunos bem pequenos, ainda aprendendo a escrever, e aos que estão mais grandinhos, já em fase de produção textual.

O projeto teve início a partir da ideia da professora Paula Prado, da cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. Ela interagiu através de conversações via WhatsApp com mais quatro educadoras: professora Fabiana, do Rio de Janeiro; Janaína, do Rio Grande do Sul; e Luciana e Iara, de Minas Gerais. Elas se conheceram ao realizar o projeto Viajando pelo Brasil através de cartas, que foi divulgado na edição 112 da Revista Appai Educar lançada em 2018. “Queríamos fazer uma atividade voltada para os cartões-postais, com estudo e releitura de obras de artes de grandes artistas e ao mesmo tempo trabalhar a alfabetização através do letramento de forma lúdica, de modo que os alunos pudessem realizar trocas de experiências e suas impressões sobre as obras estudadas”, conta a professora Fabiana. E assim aconteceu.

Além disso, o projeto contemplou alunos do 1º ao 5º ano, ampliando seu repertório cultural, através do contato com vários tipos de manifestações artísticas. Os conteúdos dos postais são releituras de obras dos seguintes pintores:

 

| 1° ano: Cândido Portinari

Tema gerador: Eu e o outro no universo do brincar

Resp.: Professora Paula Prado

Escola Municipal Auta Cardoso de Mello

 

| 2° ano: Joan Miró

Tema gerador: Nós entre coloridos

Resp.: Professora Fabiana Lima

Escola municipal Aspirante Carlos Alfredo

 

| 4° ano: Romero Brito

Tema gerador: Nós e o meio entre formas e cores

Resp.: Professora Janaína Flores

Escola Municipal São José

 

| 5° ano: Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral

Tema Gerador: Protagonismo e autonomia

Resp.: Professoras Luciana Silva e Iara Magali, respectivamente. Escola Estadual Antonio Papini

Alunos pintando cartões

Com materiais simples de pintura, os alunos produzem as correspondências de forma criativa

A partir do estudo das releituras de cada pintura, as turmas realizaram as trocas dos cartões-postais com breve relato da obra estudada e do ano em que foi produzida.

Com base na BNCC no que diz respeito às competências específicas de linguagens para o Ensino Fundamental, este projeto contempla uma gama de possibilidades a serem desenvolvidas com os estudantes. Dentre elas, as professoras destacam os domínios específicos de língua portuguesa, de arte, de geografia, de história, de matemática e competências específicas de ciências humanas e da natureza, tudo voltado para o Ensino Fundamental, o que tornou o projeto multidisciplinar.

Para que fosse possível cumprir os objetivos, as professoras promoveram conhecimento sobre a utilização das diferentes técnicas de produção e pintura, além de ensinarem a fazer uso da correspondência como instrumento social de comunicação, introduzindo conhecimento sobre os códigos de postagem (COM), sua função e funcionamento dos Correios. Ainda avançaram para uma visão geral da divisão geográfica de acordo com o segmento (ano) e mencionaram a localização das escolas participantes, percebendo os alunos como indivíduos inseridos fisicamente em um espaço geográfico. Dessa forma, este projeto proporcionou aos estudantes o desenvolvimento integral de suas habilidades e competências.

Alunos exibindo cartões.

As correspondências são alimentadas de forma coletiva. E são as próprias professoras que financiam o envio aos destinatários

Para a produção dos cartões-postais, os professores utilizaram diferentes técnicas, adequando a demanda do currículo e dos conteúdos de artes visuais, tais como: pontilhismo, grafismo, mosaicos, recorte, colagem, pinturas, entre outros.

Em relação ao conteúdo, foi enviada uma apresentação feita coletivamente (professor e alunos), onde relataram brevemente a localização, as características da turma e a biografia do artista que os representa. De acordo com a professora Fabiana, os estudantes puderam optar por ilustração, como foto da turma realizando a atividade e com a obra já confeccionada registrada pelo grupo. “Para que os alunos tenham um maior entrosamento com os demais participantes, vínculos afetivos, criando assim um ambiente lúdico de trocas e experiências artísticas tendo como um dos norteamentos uma espécie de exposição das artes”, explica.

De acordo com as coordenadoras do projeto, os alunos participantes têm um sentimento de curiosidade: “Eles sentem vontade de visitar os lugares de onde vêm os cartões, bem como conhecer os artistas e suas obras! Admiram as releituras”, relatam.

As correspondências são enviadas em um envelope pelos Correios. Ao todo cinco cartões, cada um com uma releitura diferente, sendo um para cada um dos cinco grupos. E quem financia as postagens são as próprias professoras através de recursos particulares.


Por Richard Günter
Fotos cedidas pela escola


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