10 dicas para fotografar suas práticas pedagógicas

Entenda a importância da fotografia para as atividades desenvolvidas em sala de aula


Nos tempos das redes sociais, fazer boas imagens é saber contar histórias! Muitos professores fotografam os projetos realizados em sala de aula para compartilhar na internet ou acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Essa é uma prática valiosa que pode ajudar o educador com as suas anotações e servir de material para futuras melhorias e reformulações. Além de ser um ótimo recurso pra compartilhar com outros docentes, assim como acontece na Revista Appai Educar. Conversamos com uma especialista no assunto e reunimos 10 dicas que vão ajudar você na divulgação dessas práticas pedagógicas. Confira!

A fotógrafa Tatiana Barradas também é professora e Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas, e costuma fotografar suas práticas em sala de aula. Para ela, existem diversas formas de fazer esse registro. “O ideal é que as imagens façam a narrativa dos fatos. É importante ter em mente o que se espera do resultado final. No caso de uma ação pedagógica é preciso evidenciar todos os elementos, processos e fluxos da ação”, explica.

A especialista ressalta que as imagens servirão como um roteiro para contar passo a passo da ação pedagógica. Para isso é preciso registrar desde os elementos que serão utilizados, a forma como serão organizados e dispostos. “Faça fotografias com a grande angular, para abranger o trabalho como um todo, e depois os detalhes. Eles trazem riquezas no momento de contar o evento. E o mais importante: registre os processos”, dá a dica. Tatiana ressalta ainda que, quanto mais natural for a captura, melhor será o resultado. “Na abordagem dos processos não são necessárias fotos posadas. Aliás, para serem mais fidedignas o ideal é que estejam de fato executando o processo ou ação no momento do clique”, garante.

Fique atento aos momentos!

Um bom fotógrafo precisa contar com a habilidade de uma observação atenta, rapidez e paciência. Para isso é importante treinar o seu olhar fotográfico. “Artigos sobre o tema também ajudam o nosso olhar para capturas mais ricas”, garante Tatiana.

Chega mais pertinho!

Tenha em mente o seu objetivo nas capturas. No caso do registro documental: elementos, processos e cronologia são pontos relevantes. Esse tipo de fotografia também prevê fotos posadas e produzidas justamente na intenção de destacar aquele momento para a posteridade. “É importante que o fotógrafo pense a ocasião em que realizará essa foto, de modo que nela esteja o máximo de elementos possíveis naquele evento ou ação”, explica a fotografa.

Tire foto de perto

Domínio da câmera

Atualmente, é possível fazer fotos de alta qualidade com o celular, mas para isso é importante que se conheça o aparelho com suas vantagens e limitações. “Se o equipamento não é tão eficiente em lugares com pouca luz, se fará necessário que o flash esteja ligado ou você ainda pode precisar de uma iluminação extra, para que as imagens não saiam borradas, trêmulas ou com pouca visibilidade”, afirma. Vale pesquisar as especificações da câmera assim como as possibilidades oferecidas no modo automático para o caso daqueles que preferem apenas clicar.

Busque inspirações

Conseguir fazer boas fotos requer um repertório prévio. Para isso procure analisar alguns exemplares, conheça bons fotógrafos, observe as imagens produzidas pelas revistas e jornais. Buscar inspirações vai aguçar a criatividade e ajudar na hora de criar!

Desenvolva a criatividade

A especialista sugere buscar autenticidade, tentar olhares diferenciados, praticar um lado que não seja tão óbvio para o espectador. “O clique no momento certo faz parte desse diferencial, a representação de um sentimento ou emoção, por exemplo. Muitas fotos expressam mais que palavras”, exemplifica Tatiana.

Seja fiel à realidade!

No caso da fotografia documental esse critério é um pré-requisito. Diferente de outros estilos fotográficos, esse registro precisa buscar a realidade com a maior riqueza e complexidade possível.

Diferentes ângulos e perspectivas

A fotógrafa orienta que, durante todo o registro, não se deve ficar parado na mesma posição. O movimento garante diferentes perspectivas enriquecendo assim as capturas daquele instante. Ângulos variados também garantem mais informação para o espectador que consumirá a imagem, afirma Tatiana.

Cuidado com o excesso de edição!

No caso da fotografia documental é recomendável que ela seja mais real possível, por isso não é interessante abusar dos recursos de edição. “Clarear ou escurecer, fazer recortes para harmonizar uma composição ou ainda sugerir um olhar para o tema do espectador são coisas positivas. Mas não abuse!”, sugere.

E por falar em naturalidade…

Quanto mais discreta for a atuação do fotógrafo, mais à vontade ficarão as pessoas que estão sendo fotografadas. No caso do registro documental, a fluidez e o realismo agregam valor à captura.

Tire foto espontânea

Aproveite a luz!

A iluminação é um dos principais fatores para uma boa fotografia. Caso seja possível, faça o uso da luz natural. “Atente apenas para a posição do fotógrafo, buscando iluminar seu objeto com cuidado para não fazer sombra sobre ele”, adverte a professora.

Essas são algumas dicas para você realizar o registro fotográfico de suas ações pedagógicas. Ah, se postar nas redes sociais uma foto seguindo essas dicas, marque a hashtag #souappai e conte um pouquinho dessa experiência. Vamos adorar ver o resultado!


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?