Santuário do Caraça

Um complexo de ensino e aprendizagem


Cada vez mais presente no ensino moderno, o turismo pedagógico vem conquistando espaço e respeito entre a comunidade escolar. Totalmente diferente de um simples passeio para estudantes, esse tipo de excursionismo pedagógico requer sobretudo planejamento e operação de atividades e projetos educacionais extraclasse que contemplem desde alunos do Ensino Fundamental até o Superior.

Um dos locais mais explorados pelas instituições de ensino para a consolidação dessa lição prática é o Complexo Santuário do Caraça, situado a cerca de 120 km de Belo Horizonte, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Conhecido por suas belezas naturais e riquezas históricas, o complexo permite ao professor trabalhar todo o conteúdo didático, seja das aulas de Ciências ou de outras disciplinas, como História, Biologia, Geografia, Matemática, Botânica, Ecologia, Engenharia Ambiental, Fotografia, Arquitetura, entre outras, de forma imersiva.

 

Fonte de conhecimento

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual, o local foi escolhido como uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, com sua imensa área de proteção ambiental ao sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, as quais abastecem cerca de 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Além da área geográfica privilegiada, o complexo acomoda uma biblioteca instalada no prédio onde funcionava o célebre Colégio, que hoje abriga também o Museu, o Arquivo e um Centro de Convenções.

Depois desse tour, só resta uma opção: agendar uma visita com seus estudante, e viver uma experiência única entre os elementos da natureza e o processo de ensino transformador voltado para a realidade do aluno, com ações pedagógicas interdisciplinares aprofundando o conhecimento e levando dinamismo ao ensino.


Por Antônia Lúcia
Local: Estrada do Caraça, km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara
CEP: 35960-000
Tel.: (32) 3449-4438
Horário para visitação: Todos os dias, das 8 às 17h
Fotos do local: Santuário do Caraça
Mais informações: www.santuariodocaraca.com.br
Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br
Taxa de entrada: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?