Livro digital

Professores lançam e-book gratuito para ajudar gestão escolar a ressignificar o ambiente da escola


Olha que ideia legal. Um time de professores reuniu suas experiências sobre a importância de dialogar com a comunidade no entorno escolar e lançou tudo num e-book. E o melhor, de graça, livre para todos os professores interessados no assunto.

O projeto chamado Educação integral e as práticas em desenvolvimento, do Centro Marista de Defesa da Infância, lançado em maio deste ano, apoia professores, profissionais e agentes de educação pública de todo o país no desenvolvimento de uma educação que de fato ressignifique o ambiente escolar, a maneira de ensinar e a relação entre professor e aluno.

O livro digital faz parte do projeto Territoriar, que busca promover a qualidade da educação e a permanência escolar de meninos e meninas, por meio da participação da comunidade na ressignificação de ambientes pedagógicos do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas do país, considerando a convivência, a humanização, a ludicidade, a investigação e o sentimento de pertencimento territorial.

O e-book está disponível no site oficial do Territoriar e tem prefácio redigido pelo renomado educador José Pacheco, que revela que a proposta é de uma escolarização fora da caixa. “Este livro poderá constituir-se em referência para educadores que compreendam que, se continuarem cativos dos vícios da velha escola, negarão a muitos seres humanos o direito à educação. Além disso, abre caminhos de reflexão que, para além da aparência de escola enquanto prédio onde se desenrolam obsoletos rituais, nos demonstre que escolas são pessoas”, diz nas primeiras páginas.

Mais tempo para a formação dos professores e gestores, educação integral, participação dos alunos nas tomadas de decisões e articulação entre municípios e estados são alguns dos eixos que norteiam a obra. De fato, a proposta é composta pela visão de inúmeros especialistas no assunto, como as pensadoras e coautoras Adriana Friedmann, Claudia Galian, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Nayana Brettas, Neuzita de Paula Soares e Pilar Lacerda.

Como resistir aos muros da escola é uma das primeiras indagações do livro. “Eles impedem que as crianças e jovens vejam suas casas, suas ruas, sua cidade. Eles proíbem que a comunidade conheça o pátio, as salas de aula, a biblioteca, a quadra. E, pior, separam a escola da vida real, como se fosse possível criar um ‘mundo paralelo’ dentro dos muros da escola”, questiona a obra.

Diante deste cenário, Bárbara Pimpão, gerente do Centro e coordenadora do projeto, destaca que a publicação aponta para a relevância da integração da educação com as demais políticas e equipamentos públicos, “bem como a importância de a escola estar integrada ao território e às comunidades em que está inserida, como fundamentais na garantia de uma educação pública de qualidade”, ratifica.

Baixe agora mesmo o seu
Acesse: www.territoriar.org.br


Por Richard Günter

 


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