Eleições na escola

Projeto estimula o voto consciente e a importância disso para o aluno enquanto cidadão


Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são extremamente importantes pois representam um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Por isso, o voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Sabendo disso, a Escola Municipal Sergipe, localizada em Duque de Caxias, desenvolveu um projeto abordando as eleições com intuito de promover a formação integral do aluno enquanto cidadão e mostrar a importância de um voto consciente.

A ideia surgiu em 2018, por ser ano eleitoral no país e o assunto estar em evidência. A equipe diretiva da escola tinha como objetivo explorar a cidadania e tudo referente ao seu exercício, focando nos valores e atitudes necessários para se viver em sociedade e agir com responsabilidade se preocupando com o meio em que se vive.  Além disso, fazer uma reflexão sobre as ações de cidadania e desenvolver todo o processo de uma eleição: planejamento, criação de chapas e partidos, campanha, debates, organização do trabalho com secretários, mesários e fiscais de inseminação dos simuladores de urnas eletrônicas através de um programa de informática.

A campanha eleitoral na Sergipe contou com a participação dos alunos do pré-escolar ao 5º ano

Além da votação, as turmas realizaram a impressão de relatórios com os resultados desse certame. A escola também organizou um segundo turno, com cerimônia de eleição e integração, ao conselho escolar, dos diretores estudantis eleitos. A equipe organizou atividades que propiciaram o engajamento social e político dos alunos em um momento tão importante para o país, objetivando ao estudante posicionar-se criticamente em relação à conjuntura atual.

Além de discutir o processo eleitoral em âmbito nacional, para que se possa fazê-lo no ambiente escolar, analisando e comparando as necessidades da instituição, a equipe abordou temas como ética, honestidade e corrupção. Assim como buscou também apontar meios para melhorar a saúde, a educação, a segurança e a limpeza em nível de escola e município. A campanha eleitoral na Sergipe contou com a participação dos alunos do pré-escolar ao 5º ano, abordando disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e conteúdos sociais e éticos.

Os estudantes realizaram atividades como elaboração de textos com propostas, cartazes para divulgação das chapas, fotografia dos candidatos, confecção de títulos eleitorais, momento de entrevistas e debates, visitação dos candidatos às turmas, criação de panfletos de propagandas, gravação de vídeos para horário e entrevista eleitoral, tudo sendo transmitido para os alunos na sala de informática. Houve também um debate com as duas chapas mais votadas, que foram para o segundo turno.

Na culminância foi feita a escolha das chapas através do voto em urna eletrônica. A posse da proposta vencedora aconteceu através de uma cerimônia específica com entrega de faixa, certificado e confecção de quadro comemorativo. A professora da Sala de leitura, Márcia Cristina de Oliveira, ressalta que eles tiveram a oportunidade de trabalhar diversos aspectos dentro do processo ensino-aprendizagem, desde a oralidade até a escrita, além da socialização e interação entre todas as turmas da escola. “Nossos alunos tiveram condição de interagir em todas as turmas e turnos, além de discutir sobre os problemas que a escola encontra e opinar sobre eles, sugerindo mudanças”, completa.

Os simuladores de urnas eletrônicas através de um programa de informática

O aluno Wagner Aick Rodrigues, da turma 401, contou que uma das melhores coisas que aconteceram na vida dele foi participar do projeto sobre eleições na escola. “Fiquei feliz em ir para o segundo turno e perceber que posso entrar para a política. Gostei muito de fazer campanha, participar de debates e entrevistas, principalmente ouvir a opinião das pessoas. Não me identifiquei com algumas propostas de outros candidatos que não acrescentariam nada para o aluno, como diminuição do horário de aula e aumento do recreio. O projeto me ajudou na forma como me expresso e no medo de falar com muita gente. Aprendi muito a ter a força de vontade e nunca desistir”, garante o estudante.

Já o colega Richard da Silva Bispo afirma que se divertiu muito fazendo a campanha. “O que eu mais gostei foi que a gente se uniu com a turma e eles torceram bastante para ganharmos a eleição. Eu vou ser mais conhecido na escola, isso vai mudar a minha vida e vamos poder mudar a escola”, afirma.

A diretora Sonia Kelly garante que foi evidente o envolvimento dos alunos em todas as fases do projeto. “O nível de conscientização e influência positiva pode ser percebido através do interesse e alegria que eles demonstraram durante o processo. Um bom reforço, no que tange a expressão oral e escrita e observação crítica do perfil e das propostas dos candidatos, também foi visto através da participação dos estudantes nas atividades”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Escola Municipal Sergipe
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Fotos cedidas pela escola


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