Arte com sabor

Projeto revela talentos artísticos sem esquecer da importância de se alimentar bem


Uma alimentação saudável é de extrema importância para todas as pessoas, mas uma grande parte das crianças costuma rejeitar alguns tipos de frutas e verduras. E pensando em deixar esses alimentos mais atrativos para os estudantes da oitava série do Colégio Qi Recreio, um projeto pedagógico transformou as comidas em verdadeiras obras de arte nos pratos.

O projeto consiste de uma proposta interdisciplinar envolvendo Ciências e Arte, onde os alunos retratam obras famosas e clássicas como a “Moça com brinco de pérola”, de Johannes Vermeer, e “Doze girassóis numa jarra”, de Vincent Van Gogh, entre outros.

Utilizando alimentos selecionados pelos alunos como matéria-prima e como suporte da obra foi utilizada uma fatia de pão de forma. Após reproduzir o quadro, eles puderam verificar que o alimento pode se transformar em um objeto artístico enriquecido com as suas informações nutricionais pesquisadas pelos próprios estudantes.

A culinária é a arte de cozinhar ou confeccionar alimentos. Ela foi evoluindo de acordo com a história da humanidade e possui características diferentes em cada cultura, pois reflete os costumes de um povo e também se espelha em outros aspectos culturais como as religiões e a política. Não somente os alimentos, mas também os utensílios e as técnicas utilizados na culinária, fazem parte de um acervo cultural particular.

Para a professora Flavia Reis Velloso, responsável pelo projeto, a escolha da proposta foi como forma de fazer os estudantes trabalharem os alimentos de forma prática e criativa sem deixar de lado a pesquisa sobre o valor nutricional de cada material utilizado por eles e na busca pela obra famosa com que se identificassem mais.

A inspiração veio de uma artista norueguesa chamada Ida Skivenes, que colocou em seu Instagram pratos de comida, mostrando muita habilidade em recriar obras de arte famosas em fatias de pão. “Achei maravilhoso e queria levar essa experiência para a sala de aula, permitindo que os alunos tivessem a oportunidade de desenvolver essa habilidade se expressando de forma artística e percebendo que tudo na vida pode ser feito de maneira interativa e complementar”, explica a professora.

No que se referia à parte nutricional (que havia sido trabalhada no bimestre), os alunos buscaram informações nos rótulos dos alimentos onde são mostrados os valores de referência de energia, gorduras saturadas, sais, açúcares e outras substâncias que estão presentes em uma porção de alimento, permitindo uma melhor compreensão daquilo que se come.

O trabalho foi desenvolvido com duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental II. Eles realizaram os trabalhos em casa e apresentaram na escola juntamente com as respectivas informações nutricionais. “Os alunos acharam em princípio que seria muito difícil por terem que demonstrar uma obra em um espaço tão pequeno. Depois de feito, eles ficaram felizes e orgulhosos dos resultados”, relata Flávia.

De acordo com a direção escolar, o projeto foi de suma importância para que eles refletissem na qualidade nutricional dos alimentos ingeridos e atentassem para a importância da observação de rótulos no que se refere também às datas de validade e formas de conservação.

 

Sugestão interdisciplinar

A escola tem extrema importância na formação dos hábitos alimentares de seus alunos e, a partir das aulas de culinária, o professor pode apresentar vários alimentos às crianças. Com receitas que envolvam alimentos saudáveis, professores e alunos podem provar vários pratos que eles mesmos prepararam. Dessa forma, além de despertar o espírito de equipe nas crianças, a atividade ainda aguça sua curiosidade para provar alimentos novos.

Outra forma de despertar a atenção das crianças para uma alimentação saudável é estudando os rótulos dos produtos. A partir deles é possível saber o que determinado alimento tem como ingrediente e se ele realmente é saudável ou não.

Por isso, procure despertar seus alunos para a alimentação saudável desenvolvendo um projeto como o da professora Flávia Reis Velloso, no qual os docentes de todas as áreas podem trabalhar. Por exemplo: na História, os professores podem pedir a seus alunos que pesquisem sobre os hábitos alimentares ao longo dos séculos e o que mudou; qual o país de origem de cada fruta e hortaliça; qual a influência da cultura na produção e consumo de certos alimentos etc.

Na de português, podem pedir que os alunos confeccionem cartazes sobre alimentação saudável; redações enfatizando a importância de uma dieta alimentar balanceada e os problemas causados pela má alimentação; poemas e poesias sobre o assunto; pesquisa sobre os hábitos alimentares da comunidade em que vivem, entre outras atividades.

Na matemática, o educador pode trabalhar com seus alunos as porcentagens dos nutrientes dos alimentos mais consumidos na escola ou comunidade; como medir os ingredientes de uma receita e depois prepará-la na escola; fazer uma pesquisa sobre os índices de subnutrição e obesidade no Brasil, além de confeccionar gráficos que representem esses índices etc. E na geografia o professor pode trabalhar sobre quais fatores influenciam no crescimento e desenvolvimento de frutas e hortaliças; como as que são produzidas em uma região são transportadas para outras regiões; qual a influência do clima e do solo na produção das hortaliças e frutas etc.

Boa aula!


Por Richard Günter
Colégio QI Recreio
Rua Odilon Martins de Andrade, 3 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22790-230
Tel.: (21) 2437-1267
E-mail: qisecretariarc@colegioqi.com.br
Site: www.colegioqi.com.br
Coordenadora do projeto: Flávia Reis Velloso
Fotos cedidas pela escola


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