Valores na escola: como trabalhar?

Confira como a escola pode conscientizar os alunos sobre suas atitudes para uma sociedade melhor


A escola tem um importante papel na formação dos estudantes, porém ela não é a única responsável por isso. A formação dos valores morais é uma parceria entre a família, a escola e a sociedade como um todo. Um conjunto de pequenas coisas, de experiências que acontecem em casa e em todos os ambientes em que frequentamos. Então, como a escola pode trabalhar com valores em sala de aula? São inúmeras possibilidades capazes de auxiliar a desenvolver nos alunos hábitos que serão levados por toda a vida. Mas antes de falar sobre essa questão, vamos abordar alguns valores que podem nortear o trabalho em sala de aula e como isso pode ser feito na prática. Confira!

Respeito

Para transmitir é preciso ser exemplo. Evitar falar mal de outras pessoas na frente da criança, buscar ser sempre educado com todos a sua volta, obedecer as leis de trânsito. Até o lixo que se deixa de jogar no chão é um ato de respeito para com a natureza e a sociedade. Todos esses gestos devem ser ressaltados e explicados para que a criança os compreenda desde pequena.

Autocontrole

Muito ligado ao conceito de respeito, o autocontrole envolve saber gerenciar desejos, medos, frustrações e ansiedades. A chave para melhorar essa relação está no diálogo. O escritor e doutor em psicanálise Augusto Cury, em seu livro “Pais brilhantes, professores fascinantes”, orienta que os pais devem adquirir o hábito de se reunir pelo menos semanalmente com os filhos, para dialogar com eles. Dar liberdade para que possam falar de si mesmos, suas inquietações e das dificuldades de relacionamento com os irmãos e seus pais. E as escolas que desenvolvem habilidades artísticas, como o teatro e a contação de histórias, ajudam os alunos a expor melhor seus anseios e, assim, exercer o autocontrole de forma mais harmoniosa.

Responsabilidade

Em casa, as pequenas coisas fazem toda a diferença, como guardar os brinquedos, arrumar o próprio quarto, ajudar nas pequenas tarefas do dia. Esses hábitos ensinam a relação entre causa e efeito, e o papel do indivíduo perante seus erros e acertos. Em sala de aula, os professores podem estimular nas crianças o cuidado com seu próprio material. Projetos transdisciplinares que envolvam os alunos em atividades conjuntas, como feiras, saraus e apresentações, também ajudam a desenvolver a responsabilidade na vida das crianças.

Empatia

Começa em casa com o exemplo. A forma com a qual os pais se importam com o que os filhos pensam e sentem se propaga na vida cotidiana e no relacionamento com os menos favorecidos. A escola vem para somar por meio de ações solidárias, mostrando às crianças que existem outras realidades menos coloridas e pessoas com as quais precisamos nos importar, mesmo que não as conheçamos.

Colocando a mão na massa!

São inúmeros os valores morais e as formas que podem ser trabalhados para incentivar os pequenos na construção de uma sociedade melhor. Pais e professores caminham juntos. O Santa Mônica Centro Educacional, localizado em Bento Ribeiro, sabe da importância de trabalhar esses valores em sala de aula e desenvolveu o projeto Paz, eu quero, o mundo precisa, para possibilitar a reflexão e a conscientização sobre as atitudes, melhorando-as a cada dia e reconhecendo a paz como um elemento indispensável na reconstrução de uma sociedade melhor.

A ideia é orientar os estudantes a usarem a curiosidade investigativa para construírem conhecimento a respeito da própria vida e provocar a reflexão sobre como se promover uma cultura de paz. A diretora Hermínia Parente explica que é de extrema importância trabalhar a temática agregando esse valor a outros de igual importância, como o respeito, a tolerância, a solidariedade e muitos outros que permeiam toda e qualquer relação e atividade humana. Além de trabalhar como um processo interno ligado ao autoconhecimento.

Toda a comunidade escolar esteve envolvida com o projeto, que incentivou uma reflexão sobre as atitudes cotidianas e a importância da paz para uma sociedade melhor

A partir daí foram definidos os seguintes subtemas: tolerância, empatia, preservação do ambiente escolar, convívio familiar, estatuto do idoso, estatuto da criança e do adolescente, respeito às leis de preservação e conservação do patrimônio, trânsito, bom convívio com os vizinhos e projeto antibullying.

Através de poesias, desenhos, músicas e outras formas de expressão, os alunos tiveram a oportunidade de expressar os valores aprendidos ao longo do projeto. A diretora conta que a música, a dança e os sorrisos podem influenciar a sociedade para ser mais feliz e pacífica. “Essa ação fez de nossos estudantes ‘soldados do amor’. Somos uma sociedade pobre de empatia, por isso a escola deve oportunizar projetos para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Focar em conteúdos acadêmicos e resultados não significa abandonar a formação de um ser integral e feliz, capaz de fazer a diferença na sociedade em que vive”, garante Hermínia.

A diretora de ensino da rede Santa Mônica Centro Educacional, Márcia Verinaud, completa afirmando que a paz é algo que todos almejam, mas que a escola precisa fazer a diferença mostrando que muitas vezes tudo depende de ações diárias de cada um. “Afinal a paz deve estar presente nas famílias, nos estádios, no trabalho, no trânsito e principalmente em nossos corações. Participar desse projeto foi muito significativo para todos”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Fonte: Portal Novos Alunos
Santa Mônica Centro Educacional
Rua Divisória, 79 – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21331-250
Tel.: (21) 3369-9595
Site: www.santamonicace.com.br
Fotos cedidas pela escola


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