Enem 2020 terá prova digital

Até 2026, o formato será 100% digital, prevê o Ministério da Educação


Seguindo os passos da tecnologia contemporânea, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que passará a aplicar a prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, por meio digital até 2020 e pretende deixar de utilizar o papel a partir de 2026. A avaliação deste ano não terá mudanças e será realizada normalmente nos dias 3 e 10 de novembro.

Em nota divulgada no site oficial do MEC, o Ministério informa que a nova forma de aplicação da prova vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e com influência dos games.

Até 2026, a avaliação será semelhante à de hoje, só que feita pelo computador, exatamente como tem sido realizada em outros países, como EUA, Inglaterra e França. Além disso, de acordo com o ministro da Educação Abraham Weintraub, a partir da data prevista, as provas poderão ser realizadas em várias datas ao longo do ano.

Segundo Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a transição só começa em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais.

O Enem será aplicado em sua versão digital em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Esta prova está prevista para ser aplicada nos dias 11 e 18 de outubro de 2020, e a avaliação regular em 1º e 8 de novembro.

O presidente do Inep informou ainda que, na edição do ano que vem, o Enem terá três aplicações, ao contrário das duas que ocorrem todo ano. “Em 2020, teremos a regular, em papel, a reaplicação e mais uma data de prova, o Enem digital, para 50 mil pessoas”, ratifica Alexandre. O objetivo é fazer várias avaliações do Enem ao longo do ano “por agendamento, como acontece com quem vai tirar o passaporte” com o estudante escolhendo a cidade, o dia e marcando a prova.

Outras mudanças anunciadas:

A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total;
O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes;
O Inep estima investir cerca de R$ 20 milhões no projeto-piloto de 2020 e não pretende comprar novos computadores, mas sim usar equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes;
Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do Enem digital, ainda em formato piloto e com participação opcional;
A partir de 2026, o Enem será 100% digital;
Tanto as provas objetivas quanto as de redação serão feitas em formato digital no piloto;
• O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só passará ao formato digital a partir de 2026.


Por Richard Günter
Fontes: Ministério da Educação | Diário Oficial | Globo Educação | Nova Escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?