A escola canta Belchior


Projeto musical desperta criatividade e senso crítico dos alunos

Um dos primeiros cantores de MPB do Nordeste brasileiro a fazer sucesso internacional, Belchior foi tema do projeto interdisciplinar desenvolvido no Colégio Estadual Padre Anchieta, localizado em Duque de Caxias. O intuito da ação foi despertar a criatividade e o senso crítico por meio da análise das canções do artista. Além disso, promover a integração entre os diferentes saberes, desenvolver o trabalho em equipe e estreitar a relação entre escola e comunidade.

O diretor Renan de Oliveira conta que desde que assumiu a escola, em 2014, entendeu que a estratégia didática que mais atrai os jovens é a metodologia de projetos de pesquisa, por isso resolveu investir nesse tipo de iniciativa. “A vida e obra dos artistas, especialmente da música, mostrou-se um dos mais empolgantes entre os professores e discentes. A partir daí, o colégio lançou-se ao propósito de realizar pesquisas sobre compositores consagrados da música popular brasileira, que culminou em uma apresentação aberta a todos os alunos e convidados da comunidade”, explica o diretor, que também é idealizador do projeto.

As canções ganharam status de registro histórico e de valoração documental, privilegiando informações acerca do compositor e intérprete das canções, bem como a explicação das possíveis figuras de linguagem utilizadas na composição – metáfora, hipérbole, catacrese – além de oferecer a letra impressa e proporcionar a audição musical, no seu formato original, evitando, assim, as novas versões. Depois disso, as turmas 601, 602, 801, 901, 1.004 e alguns alunos do 2º ano do Ensino Médio focaram na apresentação de diversas letras de Belchior, visando à leitura, interpretação e ampliação de áreas de conhecimento como Arte, Filosofia e Literatura.

De acordo com o diretor, a escolha do tema se deu pelo fato da importância de Antônio Carlos Belchior, um cearense que cantou o amor, a vida, as inquietações da alma, a política, os sofrimentos, medos e angústias. “Sua obra permanece viva e tão atual que mesmo após sua morte continua sendo lembrada e cantada por artistas consagrados, como Elba Ramalho, e outros atuais, como Daíra Saboia, que esteve presente na culminância do projeto”, que contou com a performance dos alunos, com as suas professoras orientadoras, sobre a pesquisa da vida de Belchior, relata Renan.

Foram utilizados vídeos, músicas com foco na interpretação das letras e exposição de quadros a óleo que tinham como tema a tradução visual da poesia de Belchior. A diretora-adjunta, Heloísa Ponce, também fez a leitura de uma carta escrita pelos filhos do artista, contando sobre a convivência com o pai, em uma vida cercada pela arte da música e da poesia.

Os estudantes soltaram a voz em uma apresentação aberta a todos da escola e convidados da comunidade

Além disso, os alunos realizaram uma apresentação da pesquisa para a cantora Daíra Saboia. “Ela ficou emocionada, tanto pelas atuações dos alunos quanto pela pesquisa que eles fizeram também sobre sua vida, mostrando um vídeo em que ela, ainda criança, cantava em um programa de TV. Esta sequência de surpresas levou a artista às lágrimas, o que não impediu que ela se apresentasse magnificamente, cantando suas músicas”, conta Renan.

A cantora Daíra Saboia esteve presente na culminância do projeto e cantou algumas músicas de Belchior

Daíra ressaltou que ficou extremamente emocionada com a homenagem e o carinho da escola. “Amei as apresentações de cada turma e fiquei comovida em ver que a minha voz fez com que o trabalho do Belchior atravessasse gerações, e essas crianças e adolescentes pudessem se identificar através do meu trabalho com essas poesias ressignificando para os dias de hoje a sua linguagem. Gratidão pelo momento de troca profunda com esses futuros cidadãos adultos, amantes e modificadores da sua condição. São eles que vão realmente daqui pra frente ‘amar e mudar as coisas'”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Padre Anchieta
Av. Trinta e Um de Março, s/nº – Parque Paulista – Duque de Caxias/RJ
CEP: 25261-000
Tel.: (21) 3666-1278
E-mail: cepadreanchieta@hotmail.com
Fotos: Marcelo Ávila


Deixar comentário

Podemos ajudar?