ALERTA DE GOLPE – FALSOS ADVOGADOS E GOLPES FINANCEIROS – FRAUDE QUE VEM OCORRENDO COM FREQUÊNCIA. ATENÇÃO!
Prezados Associados e Beneficiários,
A APPAI, através do Benefício de Assistência Jurídica, vem alertar todos os seus integrantes do Quadro Associativo, especialmente os assessorados/representados pelos advogados atuantes no Benefício, sobre tentativas de golpes FINANCEIROS que estão sendo aplicados por estelionatários utilizando indevidamente o nome da Associação e dos Profissionais do Benefício de Assistência Jurídica, integrante do Sistema de Beneficiação, disponibilizado, sem precificação, pela APPAI.
O golpe mais comum tem ocorrido da seguinte forma: Criminosos entram em contato por telefone, mensagem ou e-mail, informando que houve supostos acordo e/ou decisão/sentença judicial favorável ao associado/beneficiário e, em seguida, solicitam o pagamento de valores via PIX, depósito ou boleto para supostos “custos de liberação”, “taxas judiciais”, “impostos” ou “honorários” ou, ainda, convocam para realização de suposta audiência virtual para pedir exibição de documentos e dados.
ATENÇÃO: ESSAS COBRANÇAS SÃO FALSAS!
A APPAI reforça que:
· A Associação e seus advogados não solicitam depósitos, transferências, PIX por mensagens (WhatsApp, SMS, e-mail, redes sociais etc.);
· O Benefício Jurídico integra o Sistema de Benefícios e não tem precificação;
· Qualquer comunicação oficial sobre processos ou atos do Poder Judiciário é feita pelos canais institucionais e com total transparência.
Em caso de dúvida, antes de qualquer pagamento ou envio de dados, entre em contato diretamente com a Associação pelos canais oficiais.
Divulgue este alerta. Proteja-se. Golpistas atuam com dados públicos e discursos convincentes. A sua atenção é a melhor forma de prevenção.
Estas tentativas vêm sendo tão frequentes no Brasil que a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – lançou campanha nacional e plataforma de verificação contra ‘golpe do falso advogado’.
“…Como os golpes acontecem e medidas de prevenção
Os golpes geralmente começam com o acesso indevido a informações públicas de processos judiciais. Com esses dados, criminosos entram em contato com partes envolvidas nas ações — especialmente em causas com previsão de liberação de valores — se passando por advogados ou integrantes de escritórios. O contato ocorre, geralmente, por aplicativos de mensagens, com o uso de nomes reais, fotos e até logotipos, o que reforça a ilusão de legitimidade.
As vítimas, muitas vezes em situação de fragilidade emocional ou econômica, são induzidas a realizar pagamentos via PIX com a promessa de recebimento de valores judiciais.”
https://www.oabrj.org.br/noticias/oabrj-mprj-formarao-grupo-trabalho-enfrentar-golpe-falso-advogado – OABRJ e MPRJ formarão grupo de trabalho para enfrentar ‘golpe do falso advogado’
Acesse para mais informações: https://www.oab.org.br/noticia/63063/oab-lanca-campanha-nacional-e-plataforma-de-verificacao-contra-golpe-do-falso-advogado