6 dicas para desenvolver uma boa redação

A redação é uma das partes da avaliação que mais assustam os candidatos nos vestibulares. Em 2015, mais de 53 mil estudantes zeraram as notas da redação do Enem, enquanto apenas 104 estudantes tiraram 1000, a nota máxima do exame.

Na redação, não há fórmulas ou tabelas a serem memorizadas, mas alguns cuidados podem ajudar os estudantes a desenvolver melhor o texto e expressar suas ideias de maneira mais adequada. Para ajudá-los nas suas aulas de português, separamos 6 dicas para seus alunos se saírem bem nas redações.

1) Título: o aluno deve saber que o título não é obrigatório, mas é preferível que os textos o possuam. Ao incorporá-lo, os candidatos conseguem antecipar as informações que serão apresentadas no decorrer da escrita.

2) Argumentos: quando a estrutura da redação é dissertativa-argumentativa, apresente argumentos concretos e bem fundamentados, pois essa é a melhor forma de sustentar a posição defendida. É pertinente apresentar dados estatísticos, casos divulgados pela mídia, e exemplos concretos que comprovem o embasamento daquele ponto de vista.

3) Citações: um erro recorrente é tomar citações como autoexplicativas. Não é porque um teórico respeitado fez uma declaração que esse material pode ser simplesmente colocado no texto, sem explicações e mais esclarecimentos. Todas as ideias apresentadas na redação devem ser adequadamente explicadas e conectadas entre si, mantendo a progressão textual.

4) Proposta de intervenção: é recomendável a apresentação de uma solução para a problemática exposta na redação, mencionando agentes, ações e meios de efetivação dessas medidas. Apenas identificar o problema não é suficiente. É preciso mencionar formas de enfrentar a questão abordada no texto.

5) Linguagem: esse item diz respeito não apenas à correção gramatical e ortográfica, mas também à clareza na exposição das ideias. É importante que o candidato explique todas as afirmações que fizer na redação.

6) Interpretação: para compreender adequadamente o recorte temático solicitado pela proposta de redação, é importante que o candidato leia atentamente todos os textos apresentados pela coletânea.

Atentando-se para esses detalhes, as dificuldades serão vencidas e as notas serão maiores.


Fonte: Universia Brasil (www.universia.com.br)

Deixar comentário

Podemos ajudar?