3º bloco: Memes, games, gamificação e seus impactos na EAD e presencial


III Encontro de Educação - Memes, Games e Gamificação

“Já acabou, Jéssica?” Ainda não! “Sabe de nada, inocente! “Segura o forninho” que esse foi o 3º bloco do nosso tão esperado III Encontro de Educação.

Como já deu para perceber nas brincadeiras acima, os memes foram um dos assuntos discutidos em nosso bloco. O termo se refere ao fenômeno de viralização de uma informação, ou seja, um conteúdo que atinge muitas pessoas de forma rápida e que geralmente é ligado ao humor. Os memes fazem parte do universo de professores e alunos e são diversão garantida. Com ferramenta tão poderosa em mãos, por que não utilizá-la a favor da educação?

Da mesma forma acontece com os games e a gamificação, que fazem parte do dia a dia dos alunos desde muito cedo e que possuem um potencial muito grande de aprendizagem. Principalmente porque no jogo o aluno ganha um tipo de igualdade entre os jogadores que às vezes não conseguiria na vida real. Isso contribui em muitos aspectos para sua confiança e autonomia.

Para discutir o assunto, subiram no palco Andréa Schoch, Mestre em Educação e consultora responsável pela Educação a Distância da Appai; Victor Prado, desenvolvedor de games que fundou a própria empresa, a For Games, que criou um torneio intercolegial de jogos digitais e Dandara Magalhães, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

E pra encerrar esse dia incrível de muito aprendizado, recebemos em nossa mesa neste momento o professor Thiago dos Santos Conceição. Um vídeo da agressão ao professor de 31 anos ganhou o mundo. Fica aqui todo o nosso carinho e homenagem a este profissional!

Tem transmissão ao vivo no Facebook. Vem com a gente!

Gostou do assunto, mas não conseguiu acompanhar ao vivo? Não se preocupe, a gravação está disponível em nosso Facebook.

Confira a transmissão ao vivo do 3º Bloco – Memes, games, gamificação e seus impactos na EAD e presencial.


Por Aline Defensor


Deixar comentário

Podemos ajudar?