Política Educacional
Do FUNDEF ao FUNDEB: mudanças no financiamento e avanços na educação?
Durante a XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, passaram pelo estande da Appai / Jornal Educar professores, estudantes, profissionais da área de educação e autoridades.

Guia Histórico
Museu do TREM
A criação do Museu do Trem, administrado pela Rede Ferroviária Federal, constituiu uma etapa significativa do esforço da empresa para resguardar um acervo que conta uma parte da história do país e do seu desenvolvimento tecnológico.

História da Educação
Série Pedagogos:
Quebrar paradigmas não é tarefa fácil, é necessário que se tenha bastante clareza e pertinência das idéias, além de muita força e determinação.

Literatura Infantil
A Literatura pelos Contos de Fadas

Para a escritora e educadora Regina Zilberman, os contos de fadas são um gênero de texto que contribui não só para a ampliar o universo de leituras das crianças, mas principalmente para ajudá-las a encontrar significado na vida.

Geografia Física - Matéria de Capa
Pisando em SOLO FIRME

A partir de atividades práticas, alunos vivenciam o aprendizado e constroem o conhecimento.

História
Onde mora o seu racismo?
Alunos debatem as diversas formas de discriminação no País.

Português
Educação Sem Barreiras

Ensino de Português para surdos integra crianças com deficiência auditiva às turmas regulares.

Meio Ambiente
Ensino Médio Noturno
A consciência de diferentes gerações na preservação do meio ambiente.

Tema Transversal
Alimentação e Saúde

A 3.ª edição da Feira de Ciências da Escola Municipal José Lins do Rêgo, no Cachambi – Zona Norte do Rio de Janeiro – foi mais do que um evento para expor os trabalhos produzidos pelos alunos durante o primeiro semestre.

Cidadania
Conhecendo as Leis

Levar às salas de aula as primeiras noções de cidadania. Esse é o lema que norteou a Ordem dos Advogados do Brasil a implantar o projeto A OAB vai à escola.

Profissão Mestre
8 Maneiras de Estimular o Aprendizado
O Institute for Research on Learning (IRL) – Instituto norte-americano para Pesquisas sobre Aprendizagem – é um grupo respeitado mundialmente por suas pesquisas e desenvolvimento de ferramentas para educação.

Entrevista
Presidente do FNDE, José Henrique Paim, fala do FUNDEB e de seus avanços para a Educação no Brasil

Durante a XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, passaram pelo estande da Appai / Jornal Educar professores, estudantes, profissionais da área de educação e autoridades.

Educação Artística
Resgatando a Identidade

Escola tombada pelo Patrimônio Histórico desperta o interesse dos alunos pelo Movimento Modernista.

Evolução da Escrita

Bienal do Livro
XII Bienal do Livro bate recorde de visitação

Durante onze dias, o Rio de Janeiro se transformou na capital da literatura. Pelos corredores dos três pavilhões do Riocentro, olhos atentos na busca pelo saber. Cerca de 630 mil visitantes percorreram os 55 mil metros quadrados da XII Bienal Internacional do Livro, batendo os recordes de público das edições anteriores.

Orientação Pedagógica
Por que gostamos de aprender?

Existe uma enorme diferença entre o processo de aprendizagem revelado pelos animais e pelos homens. Os animais aprendem porque necessitam aprender e, dessa forma, seu instinto e sua carga genética sinalizam a importância evolutiva de sua aprendizagem.

Matemática
Cálculo Mental

Quanto mais diversos os caminhos, melhor.

Psicopedagogia
Sem Disfarces

Brincar com fantasias ajuda crianças a exteriorizar sentimentos, mostra traços da personalidade e pode ser uma importante ferramenta pedagógica.

Saúde
Como Prevenir o Câncer do Colo de Útero

É fato bem conhecido que a mortalidade por câncer (CA) do colo do útero é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias para o diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, permitindo a cura em 100% dos casos diagnosticados na fase inicial.

Interdisciplinaridade
Um Encontro com a Cidadania

Durante a culminância pedagógica, os alunos apresentaram musicais, teatro de fantoche, esquetes e trabalhos feitos em sala de aula – jogos e maquetes. No ciclo de palestras, vários representantes de entidades públicas e governamentais discorreram cada qual sobre um assunto ligado à sua área de atuação.

Lançamentos Editoriais
Novas Edições
O Jornal Educar abre espaço aqui para que editoras divulguem seus lançamentos. O material será avaliado e publicado de acordo com o perfil do público-leitor.