O Institute for Research on Learning (IRL) – Instituto norte-americano para Pesquisas sobre Aprendizagem – é um grupo respeitado mundialmente por suas pesquisas e desenvolvimento de ferramentas para educação.

Recentemente, seus pesquisadores e consultores desenvolveram uma lista de oito grandes fatores que estimulam o aprendizado. Acompanhe:


1. Aprender é um ato social

Por que a mesma classe apresenta um grande desempenho com um professor e resultados pífios com outro? Segundo o pessoal da IRL, um dos principais fatores é o ambiente da sala de aula. Professores extremamente rígidos, que não permitem um pio dos alunos durante suas aulas podem estar desperdiçando um grande aliado em seu trabalho. Muitas vezes, só se absorve um conceito ao discuti-lo, ao trocar idéias com outros alunos. Abra espaço, em suas aulas, para a interação entre os alunos.


2. O sentido de “turma” é importante

Esse fator é derivado do primeiro. Muitas vezes, ao se juntar em grupos, seus alunos começam a discutir outras coisas além da matéria em questão. O ponto é: quanto mais unidos seus alunos forem, mais se ajudarão no aprendizado. Então, seja sutil. Peça para apresentarem sua conclusão sobre o assunto. Sugira que eles voltem ao tema da aula. Mas nunca imponha nada: Ó, as duas fofoqueiras aí, dá para voltarem ao assunto em questão?”. Seja sutil e não prejudique o ambiente de aprendizagem.

Atenção ao ambiente

Existem instituições de ensino que pensam somente em custo por metro quadrado. Assim, quanto mais alunos conseguirem colocar numa sala de aula, melhor. Superlotação, iluminação deficiente, má conservação, tudo isso atrapalha. O professor não pode resolver esse problemas sozinho, mas pode fazer diversas pequenas coisas que tornam uma sala mais propícia ao aprendizado. Por exemplo, coloque duas cestas de lixo em cantos opostos da sala. Quanto menos seus alunos tiverem de andar para jogar algo fora, melhor. Apague o quadro-negro antes de sair da aula; trate livros, cadeiras e mesas com respeito. Dê o exemplo.

4. Aprendizagem não rima com hierarquia

Ao levar um convidado para conversar com sua turma (principalmente as mais novas), os professores freqüentemente ficam espantados com as perguntas feitas pelos pupilos. Isso mostra que eles têm um interesse inato em aprender, em saber. Não há tempo a perder com os protocolos normais. Isso mostra a importância de o professor ser acessível. Construir a autoridade, em sala de aula, por meio do merecimento e de ações dá muito mais trabalho do que ficar em um pedestal distante, mas seus alunos aprenderão muito mais.


5. Como eu quero aprender

Ninguém sabe melhor quais são os problemas de uma sala de aula do que quem está sentado nas carteiras. Não deixe passar essa oportunidade de melhorar suas aulas. Peça sempre a opinião de seus discípulos.

6. É mais fácil aprender fazendo do que memorizar

Abuse dos exemplos, exercícios práticos e experiências.


7. Falhas do aluno, falhas do sistema

Quando um aluno tem dificuldade em aprender, provavelmente o problema é dele. Quando vários alunos se encontram em dificuldade, o problema deve estar na maneira como o conhecimento é apresentado. Esteja sempre atento a estes sinais, sempre questione se sua maneira de lecionar é tão eficiente quanto poderia ser.


8. Algumas vezes, é preciso desaprender

Por muito tempo, as pessoas foram adestradas (desculpe, mas o termo é esse mesmo) para ficar de boca fechada e fazer o que o professor mandasse, pensar o que o professor pensasse. Mesmo que ninguém em sua escola tenha falado isso com todas as letras, é assim que os pais de seus discípulos apreenderam e é isso que eles passam aos filhos. É preciso, antes de mais nada, que o professor quebre essas idéias e construa um correto ambiente de aprendizagem.


Obs.: Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre.
Colaborador: Júlio Clebsch

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