Você sabe o que são ilhas de frescor e de calor?

Projeto quer amenizar para os cariocas a alta temperatura e a sensação do aquecimento global


Um dos grandes sacrifícios para quem corre, pratica caminhadas ou simplesmente transita pelo Rio é o forte calor. Agravado pelo efeito do aquecimento global, cada vez mais temos as chamadas “Ilhas de Calor” se expandindo pela cidade. São verdadeiros desertos se abrindo pelo espaço urbano. Mas como todo deserto possui seus oásis, está surgindo em contraponto o projeto “Ilhas de Frescor”.

A Fundação Parques e Jardins iniciou o plantio de quase 650 mudas de 25 espécies do bioma da Mata Atlântica na Zona Oeste carioca. A meta é de que, a cada 15 minutos de percurso, o carioca passe por pelo menos uma “Ilha de Frescor”. O objetivo é alcançar esse patamar em 10 anos.

Ressaltando que, além da óbvia redução da temperatura, esses espaços ainda impactam na criação de microclimas, melhoria na qualidade do ar, abrigo para espécies animais, redução da poluição sonora em até 12%, além da diminuição do consumo de eletricidade nas residências e empresas do entorno.

Claro que tudo isso vai impactar numa natural valorização dos imóveis localizados nessas regiões.

Moradores plantam árvore.

Além da Zona Oeste, outra frente vem trabalhando numa das áreas mais degradadas: a avenida Martin Luther King, antiga Automóvel Clube. Cruzando os bairros de Inhaúma, Engenho da Rainha e Del Castilho (na Zona Norte), a região também enfrenta alto grau de violência e abandono de imóveis.

O projeto Via Verde está implantando um corredor natural pelos seis quilômetros da avenida. As mudas respeitam o espacejamento de 5 metros de distância entre elas. Isso para não atrapalhar os postes com a iluminação noturna, o que poderia agravar ainda mais os problemas de segurança. O entorno ainda ganha doze canteiros centrais com “Ilhas de Frescor”. São 30 espécies da Mata Atlântica que estão sendo reintroduzidas. Entre elas: pau-ferro, jenipapo, paineira, ipê-amarelo, jerivá e pau-brasil.


Por Luiz André Ferreira | Jornalista, professor, Podcaster e Mestre em Projetos Socioambientais e Bens Culturais.


Podemos ajudar?