Você conhece os benefícios da água para nosso organismo?


Apesar de todos os seus benefícios, a água ainda é vista por muitos como um mero coadjuvante na história da nossa saúde, quando na verdade esse líquido precioso é o grande protagonista do bom funcionamento e equilíbrio do nosso organismo. De acordo com especialistas, os adultos têm cerca de 60% de água na composição de seus corpos. Mas, ainda assim, boa parte da população ainda está muito longe de uma hidratação diária aconselhável.

 

O sangue tem mais de 90% de água e transporta oxigênio para todo o corpo

Comecemos pela sede, que é algo inerente a todas as espécies, sobretudo aos humanos. É sabido que a água tem um papel muito mais abrangente do que simplesmente saciar ou “matar” a nossa sede. Entre muitas de suas funções, ela tem a incumbência de umedecer, lubrificar e fazer o transporte de várias substâncias através da corrente sanguínea. Na composição fisiológica do nosso organismo, além de manter o corpo hidratado, a água ajuda na proteção do cérebro, da medula espinhal e de outros tecidos sensíveis.

Hidrate-se e aumente a saúde e a beleza da pele

Sabemos que a quantidade de água que cada indivíduo necessita depende de uma gama de fatores, que incluem desde o clima em que vivemos, o quanto ativos somos na prática de atividades físicas e, sobretudo, de como está a nossa saúde. Mas recomenda-se que cada indivíduo adulto beba em média 2 litros de água diários.

Só por tudo isso a água já mereceria um lugar de destaque em nossa cota por uma vida com mais saúde. A ingestão do precioso líquido também pode auxiliar na digestão dos alimentos a fim de um melhor funcionamento do intestino. Isso porque o processo de aproveitamento do que comemos começa bem antes de a comida chegar ao estômago. Ele tem início na saliva, cuja base primária é a água.

De acordo com especialistas, a digestão depende de enzimas que são encontradas na saliva, cuja função, entre outras, é ajudar a quebrar alimentos e dissolver os muitos nutrientes, minerais e a fibra solúvel que beneficia a saúde do intestino trabalhando para que as fezes sejam mais macias.

Aumenta o desempenho durante o exercício

Se você é um amante dos esportes, fique atento! Quanto mais transpiramos, mais água excretamos do corpo. Isto quer dizer que mais água precisamos repor. Essa perda de líquido não se dá apenas através da transpiração, mas também da micção e da defecção. Outros fatores aos quais precisamos estar alerta são os períodos de febre, vômitos e diarreias. É aconselhável que nessas ocasiões ocorra um aumento dos níveis de hidratação do organismo, mas, sobretudo, que haja o acompanhamento de um médico.

 

De quanta água você precisa?

Embora as autoridades recomendem algo em torno de 2 litros por dia, não podemos esquecer que o nosso peso corporal é composto por 60 por cento de água, ou seja, todo o nosso sistema precisa de água para se manter em bom funcionamento. Essa ingestão necessita estar baseada em fatores que incluem sexo, idade, nível de atividades e outros itens que devem estar sempre alinhados à avaliação de um profissional de saúde.

Bem, se há uma coisa que pedimos sempre e normalmente desejamos aos nossos amigos é a saúde. E se tem alguma substância que pode contribuir para que esse nosso desejo se realize é a água. Então, tá esperando o que para beber aquela “aguinha” gelada ou na temperatura natural?

 

Veja como a água pode ajudar você a ter mais saúde e qualidade de vida

1. Lubrifica as articulações

2. Forma saliva e muco

3. Fornece oxigênio por todo o corpo

4. Aumenta a saúde e a beleza da pele

5. Protege o cérebro, a medula espinhal e outros tecidos sensíveis

6. Regula a temperatura corporal

7. Fundamental para o sistema digestivo, que depende dela

8. Elimina o desperdício do corpo

9. Ajuda a manter a pressão arterial

10. As vias aéreas precisam dela

11. Torna acessíveis os minerais e nutrientes

12. Evita danos nos rins

13. Aumenta o desempenho durante o exercício

14. Ajuda a reduzir o peso

15. Diminui a chance de uma ressaca.


Por Antônia Lúcia | Editora da Revista Appai Educar


Deixar comentário

Podemos ajudar?