Um rolê pelos oceanos


Alunos têm aula junto com tubarões e outras espécies no maior Aquário da América do Sul

Pronto para mergulhar? Que tal imergir nas águas do conhecimento, tendo como parceiros tubarões, arraias, estrelas-do-mar e mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes acompanhando você nessa experiência única e encantadora? Tudo isso em um rolê, “Open class”, pelo maior aquário marinho da América do Sul com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água. Tomou fôlego?

Aberto ao público em geral, o AquaRio dedica boa parte da sua programação a conscientizar, sobretudo, professores, por serem formadores de opinião, a disseminar entre seus alunos, através de uma experiência prática e lúdica, a importância da conservação do meio ambiente para a sobrevivência humana, uma vez que cabe à educação esse papel fundamental de reflexão. E para que as águas desse projeto transbordem, a equipe pedagógica do AquaRio reestruturou as visitas guiadas das escolas.

Conheça o Programa de Visitas Escolares e viva essa experiência

Para legitimar essa percepção, o AquaRio se apoia no tripé da educação, conservação e pesquisa para inspirar mudanças de atitude e, sobretudo, a visão de mundo acerca dos seres marinhos. Essa transformação começa com o Programa de Visitas Escolares, através de um novo roteiro pedagógico previamente escolhido pelos professores, dentro de um rol de 12 temas disponibilizados pela equipe de educação do AquaRio.

Aqui começa um mergulho inesquecível

Ao chegar no AquaRio, o circuito já começa de forma surpreendente pela grandeza do maior tanque da América Latina, com 7 mil metros de profundidade e capacidade para mais de 3,5 milhões de litros de água salgada. Isso sem falar nos mais de 28 recintos onde são retratados diversos ecossistemas marinhos, representando desde grandes oceanos abertos até ambientes da costa brasileira.

A primeira parada dessa experiência, vivida de maneira prática, começa ainda no hall de entrada onde a ossada de uma baleia jubarte fica pendurada, a nove metros de altura, simulando um mergulho. Embalados pelo som produzido pelo mamífero, as turmas são recebidas por um educador biólogo que os acompanha durante todo o circuito, que tem a duração de 1 hora e meia, pelo extraordinário mundo dos oceanos.

Com um roteiro pautado e planejado com base nos parâmetros curriculares nacionais e no BNCC, a equipe pedagógica criou 12 temáticas que perpassam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. De acordo com os biólogos professores, os roteiros visam fomentar conhecimentos e competências vivenciados pela comunidade escolar ao longo da escolaridade básica.

Para os alunos da Educação Infantil são três os temas oferecidos, dos quais o professor ou a escola escolhe um a ser explorado naquela visitação. De acordo com a direção do AquaRio, uma das reformulações da visita guiada foi exatamente a proposta de um cardápio mais variado de assuntos, a fim de que a mesma turma, caso queira voltar, possa optar por um novo tópico do roteiro para potencializar suas experiências e descobertas.

De acordo com os biólogos orientadores, nessa visita as crianças da Educação Infantil realizam várias explorações e descobertas do ecossistema marinho de forma bastante lúdica e divertida. A interação se dá a cada ponto do circuito. Em todas as paradas das estações, onde os orientadores param com a turma para dividir conhecimentos sobre os oceanos, o que não falta são porquês.

Mas não há como ser diferente, em meio a tantas descobertas sobre as espécies marinhas, como as cores dos bichos, seus hábitos, origens, como chegaram ali e indagações, por exemplo, que chamam a atenção das crianças quando veem muitos animais imitando uns aos outros. Mas isso não é coisa só de macaco? Boa questão para ser esclarecida em uma viagem, cujo combustível não são as respostas, mas sim as perguntas.

Nos ensinos Fundamental I e II, a investigação flutua nas águas do conhecimento

As temáticas da galerinha do Fundamental apresentam um rol de assuntos bastante intrigantes e aguçadores, como, por exemplo, por que os peixes não têm pálpebras e por que as baleias possuem pulmões? Se espantam também quando ficam sabendo que os temidos tubarões são peixes e respiram por brânquias e que o polvo é um molusco com três corações. O professor-biólogo que acompanha as turmas lembra que a classificação dos seres marinhos e a identificação dos peixes também estão presentes nesse bate-papo.

No Ensino Médio a vida nos mares ganha reforço na conscientização

No catálogo do Ensino Médio, a sustentabilidade e os impactos do plástico na vida marinha se fazem presentes na apresentação do tema “Do passado ao presente Plástico: de onde vem”. Tão atual e preocupante, a real situação dos seres marinhos e dos oceanos é mostrada, bem como os principais animais a sofrerem diretamente esse efeito causado pela poluição. “Explicamos que menos de 10% dos objetos plásticos utilizados no dia a dia são destinados à reciclagem, e que, com isso, todos os seres vivos sofrerão de alguma maneira com a poluição ambiental causada por plásticos. E ainda existem aqueles que serão prejudicados de modo singular e excessivo”, relata um dos educadores.

Além desse rolê oceanográfico, a equipe de educação, através dos educadores, propõe várias atividades que podem ser realizadas antes, durante e depois da visita. Segundo os educadores, a ideia é realmente estabelecer um viés de conhecimento e compartilhamento de propostas e ações pedagógicas que contribua não apenas para um melhor desempenho dos alunos na sala de aula, mas, sobretudo, para estimular a consciência desses jovens para que se tenha uma sociedade melhor.

O Programa de Visitas Escolares do Aquário Marinho do Rio já recebeu milhares de estudantes que se encantaram com a biodiversidade dos oceanos e puderam refletir sobre a importância da conservação desses seres. Ainda de acordo com a direção, vêm novidades em breve, como o Museu de Cera como parte do circuito.

Mas já há muitas outras coisas bacanas acontecendo, como por exemplo o mergulho com os tubarões no “Tancão”, como é conhecido o maior tanque de água salgada do AquaRio. Para saber mais novidades e todos os eventos oferecido pelo maior aquário marinho da América Latina, acesse: https://www.aquariomarinhodorio.com.br/


Faça já a reserva da sua turma

Garanta sua presença através do endereço a seguir e prepare-se para um dia de grandes emoções: www.reservaescolar.com.br/parque-aquario

Dúvidas sobre preenchimento correto do formulário podem ser sanadas através dos telefones: (21) 4063-3003 ou (21) 3828-0202 ou pelo e-mail: aquario@reservaescolar.com.br

Horário de funcionamento da central de atendimento: Das 8 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e até as 20 horas na sexta-feira e no sábado.


Deixar comentário

Podemos ajudar?