Trilhas de Aprendizagem: veja o que a Educação Continuada preparou para 2021

O ano vai iniciar e com ele muitas novidades! Conheça os novos formatos de cursos que a Educação Continuada Appai preparou pra você!


O mês de janeiro está recheado de novidades! O Benefício Educação Continuada apostou em uma nova metodologia para a apresentação de seus conteúdos. Além das lives que continuam, agora teremos também cursos por meio de videoconferência. O que muda?

As videoconferências, ao vivo, acontecerão via plataforma Microsoft Teams, que contém ferramentas que permitem que professores e alunos se vejam e conversem em tempo real, utilizando os recursos de áudio, vídeo e chat. O acesso ao Teams será feito via link enviado ao Associado, por e-mail, até 24h antes do evento acontecer. Por isso é importante que você mantenha o seu e-mail atualizado junto ao cadastro da Appai.

 

Quer conhecer toda a programação de lives e cursos por videoconferência? Apresentamos a Trilha de Aprendizagem do mês de janeiro de 2021. O objetivo é oferecer conteúdos mais completos e recheados de sugestões para instrumentalizar você, profissional da Educação.

 

TRILHA DE APRENDIZAGEM E ESTAÇÕES:

A Trilha de janeiro faz parada em diferentes estações, conheça cada uma delas, bem como as lives e videoconferências disponíveis para a sua formação continuada:

 

ESTAÇÃO – NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 

A Neurociência aplicada à Educação vem revolucionando a forma e os métodos utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, impactando sobremaneira os resultados para uma aprendizagem cada vez mais significativa e duradoura. De forma geral, a neurociência se debruça para pesquisar como o cérebro aprende, como funcionam as redes neurais e como funciona o nosso cognitivo. Dessa forma, a neurociência oferece ao professor caminhos para uma prática pedagógica capaz de gerar uma educação de ponta.

Dia 6/1, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA. O tema será NEUROCIÊNCIA: DISFUNÇÕES EXECUTIVAS E APRENDIZAGEM, com a Mestre e Especialista no tema Andreia Fernandes.

Dia 28/1, 15h, teremos uma LIVE PELO PORTAL do Associado, sobre os ESTUDOS DA NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR, com a Dra. Marta Relvas.

**Inscrições abertas para o CURSO HÍBRIDO COM 100H INTERFACES ENTRE NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE. Conheça os detalhes por meio do link de inscrição, abaixo.

Como se inscrever: Acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis

 

ESTAÇÃO – EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

Cientes de que existe uma lacuna entre a proposta de educação inclusiva e a preparação de professores, lançamos esta estação de forma a oportunizar espaços de reflexão e aprendizagem continuada sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na vida social como um todo.

 

Dia 7/1, 15h, termos uma LIVE PELO PORTAL DO ASSOCIADO, e o tema será: DESMISTIFICANDO O AUTISMO, com Amanda Carlou, que é Doutora em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, idealizadora e coordenadora do projeto: Autismo: rodas de conversas e mãe do Benjamim (TEA).

Como se inscrever: Acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis

 

 

ESTAÇÃO – NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

A aplicação da Neurociência aos processos de aprendizagem tem trazido para a educação, e para o processo ensino-aprendizagem, uma fonte de progresso e inovação jamais vistos na história. Dentro dessa lógica apresentamos a estação Neurociência e Aprendizagem, que aborda as disfunções executivas, as dificuldades de aprendizagem, além de explicar o que é e como se dá a neuroplasticidade.

Dia 12/1, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA, Com Andreia Fernandes – NEUROCIÊNCIA: DISFUNÇÕES EXECUTIVAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dia 19/1, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA

NEUROCIÊNCIA: OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E A NEUROPLASTICIDADE

Dia 26/01, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA

NEUROCIÊNCIA: O ESTRESSE TÓXICO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Para se inscrever, acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis

 

ESTAÇÃO – COMUNICAÇÃO & APRENDIZAGEM

A educação faz uso intenso de comunicação nos seus processos, por isso reservamos um lugar, uma estação especial para tratar do casamento destes dois temas. Você sabia que aproximadamente 2/3 da comunicação humana é não verbal, sendo transmitida por meio de gestos, expressões faciais ou outras formas de linguagem? Como profissionais da educação, precisamos aprender como desenvolver as nossas potencialidades da expressão, da comunicação, da criatividade e da autopercepção, para então podermos, também, pensar na relação com o outro e com o espaço, incluindo a atuação virtual e presencial.

Desenvolvimento das potencialidades individuais, da comunicação, da expressão, da criatividade e da autopercepção. A relação com o outro e com o espaço, incluindo a atuação presencial e virtual.

 

Dia 13/1, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA, chamado OFICINA DE ORATÓRIA E EXPRESSIVIDADE NO ENSINO HÍBRIDO (ENCONTRO 1), com BIA MUSSI.

Dia 27/1, 15h, teremos um curso por VIDEOCONFERÊNCIA, chamado OFICINA DE ORATÓRIA E EXPRESSIVIDADE NO ENSINO HÍBRIDO (ENCONTRO 2), com BIA MUSSI.

Como se inscrever: Acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis

 

ESTAÇÃO – EDUCAÇÃO, MOTIVAÇÃO E CIDADANIA

Por meio desta estação você vai ter acesso a conteúdos que vão tratar da importância dos propósitos e da experiência escolar para a composição e formação dos diversos agentes que compõem a comunidade educacional, especialmente professores e estudantes, daqueles que têm motivo para ação, e que usam de ética, segurança e responsabilidade em ambiente físico ou virtual, sendo responsáveis por si, por suas ações e, especialmente, acolhendo e respeitando o próximo.

 

Dia 14/1, 15h, termos uma LIVE PELO PORTAL DO ASSOCIADO, e o tema será: SEGREDOS DE UMA ESCOLA QUE FAZ A DIFERENÇA, com JULIANO DE MELO COSTA.

Dia 21/1, 15h, termos uma LIVE PELO PORTAL DO ASSOCIADO, e o tema será: CIDADANIA DIGITAL E EDUCAÇÃO, com Marcio Gonçalves, Carla Arena e Andréa Schoch.

Como se inscrever: Acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis

 

ESTAÇÃO – INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

Utilizar a informática para otimizar processos e facilitar as tarefas mecânicas do dia a dia é essencial, especialmente num tempo farto de tecnologias, por isso a estação Informática e Educação traz o curso Excel para professores e gestores, com um especialista no assunto, que é Fernando Santoro, Mestre em Contabilidade e coordenador da área de Excel na Faculdade Mackenzie.

 

Dia 29/1, 15h, teremos o curso por VIDEOCONFERÊNCIA EXCEL PARA PROFESSORES E GESTORES.

Como se inscrever: Acesse: https://associado.appai.org.br/educacao-continuada#eventosdisponiveis


 


Podemos ajudar?