The sound of a new era


Na Cidade Imperial, alunos do Ensino Fundamental recebem a nova escola ao som de Oh Happy Day

Estudiosos sobre o tema afirmam que a música é um dos principais meios de persuasão existente na sociedade. Através dela, é possível transmitir sentimentos, trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, além de aperfeiçoar idiomas e enriquecer o vocabulário. Independente da disciplina que ensinam, muitos educadores têm utilizado a música como recurso didático para aguçar o interesse dos alunos.

Foi o caso da professora Patricia Herter, que leciona Língua Estrangeira para alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada Santa Terezinha, na cidade de Petrópolis. A unidade de ensino em que trabalha passou por momentos muito difíceis. O prédio onde a escola funcionava teve que ser reconstruído e, durante o período das obras, as aulas tiveram que ser ministradas em igrejas da região. Para tornar a história ainda mais dramática, o galpão que a Prefeitura havia construído para abrigar as turmas pegou fogo, o que causou grande comoção na comunidade escolar.

Foi então que, no mês de agosto de 2012, durante as aulas, Patricia decidiu que deveriam inaugurar a nova escola em grande estilo. O prédio ficaria pronto dentro de alguns meses e a data coincidiria com as festas de fim de ano. A professora, então, formou uma banda e começou a ensaiar com seus alunos músicas natalinas com versões em inglês.

Compartilhou o sonho do projeto com pessoas que poderiam ajudá-la e a direção da escola abraçou a proposta. Patricia selecionou uma música para cada turma e outras três para que todos cantassem juntos, formando um belo coral com mais de 100 vozes. No repertório estava a tradicional Oh Happy Day, entre outras.

“Além de ensinar a pronúncia correta das palavras, o vocabulário envolvido e outras questões relacionadas ao idioma, eu falava sobre a importância do aprendizado do Inglês para a vida de cada um deles.”, explica Patricia, que leciona há 16 anos.

 “Através deste projeto, pude abordar também a importância do trabalho em equipe, de acreditar em algo e lutar para que se realize. Tentei motivá-los e incrementar a autoestima de cada aluno.”

Assim, no final do ano passado aconteceu a Cantata Christmas Concert – Light of the World, na Escola Santa Terezinha. E, como o tema do evento foi o Natal, os educadores contaram também a história de Jesus. “Não falamos de religião e sim da história do cristianismo”, esclarece a docente. Ainda segundo a professora e idealizadora do projeto, todas as músicas selecionadas falavam de amor, respeito, perdão, compaixão, que foram os ensinamentos deixados pelo grande nome do evento.

“Como professora de Inglês, sei das dificuldades de ensinar esta língua. Às vezes, os alunos não conseguem ver a utilidade de ter o conhecimento de outro idioma. Através do projeto, consegui fazer com que valorizassem mais as aulas e percebessem, na prática, a utilidade da língua, tanto no aspecto cultural quanto no profissional”, completa Patricia.


Por: Marcela Figueiredo
Escola Municipalizada Santa Terezinha
Conjunto Santa Edwiges – Rua C, s/nº – Vila Rica – Petrópolis/RJ
CEP: 25750-360
Tel.: (24) 2223-5603
E-mail:
Diretora: Gisela Varanda
Fotos cedidas pela escola

Deixar comentário

Podemos ajudar?