Saiba como fazer a limpeza do celular e se proteger de vírus e bactérias

Confira dicas para higienizar os aparelhos eletrônicos corretamente, sem danificá-los


Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é a constante higienização das mãos. Porém, de nada adianta lavá-las e depois mexer no celular que não está devidamente limpo. De acordo com alguns estudos, os smartphones acumulam fungos, bactérias e vírus. Por isso, é importante fazer a limpeza do celular corretamente, reduzindo as chances de infecção, principalmente na atual pandemia do coronavírus.

 

Mas, afinal, como fazer a limpeza do celular?

– O primeiro passo é desligar o telefone e retirar todos os acessórios, como fone de ouvido, carregador, capinha etc. Jamais realize a limpeza do celular com ele ligado à tomada. Umidade e energia elétrica pode ser uma combinação bastante perigosa.

– Para a limpeza, use álcool isopropílico com concentração 70%. Esse tipo é bastante conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos porque sua composição tem pouca água, o que impede a oxidação das peças. Uma segunda opção é o álcool etílico, nessa mesma concentração. De acordo com infectologistas, os dois tipos são eficientes para matar a grande maioria dos vírus, inclusive o coronavírus.

– Tenha em mãos panos macios, que não soltem fiapos. O recomendado é utilizar tecidos de microfibra, como os usados para limpar câmeras fotográficas e lentes de óculos. Toalhas de banho e rosto, papel-toalha ou itens parecidos não são recomendados.

– O álcool deve ser colocado no pano e assim depositado no celular realizando a limpeza. Ou seja, nunca jogue o produto direto no aparelho, pois assim pode acabar danificando a tela ou outras partes sensíveis, como as entradas de energia, de fone de ouvido ou os alto-falantes.

– Após a limpeza do celular, não esqueça de desinfetar também a capa de proteção que, normalmente, acumula bastante sujeira. Para capinhas de plástico, silicone ou algum material semelhante, é possível usar água e sabão e deixar secar.

Repita o processo sempre que possível, já que os celulares são objetos que usamos com frequência.


Por Luiza Morato
Fontes:
Ministério da Saúde / G1


Podemos ajudar?