Bela Jogada!


Recursos lúdicos podem ser utilizados com êxito em sala de aula

Pode-se dizer que a utilização de recursos lúdicos é fundamental para o aprendizado dos alunos e pode trazer melhora significativa em seu desenvolvimento. Conhecendo a importância de um trabalho diversificado em sala de aula, no qual brincadeiras possam ser disponibilizadas aos estudantes, elaboramos o Jogo de Tabuleiro Educacional, no qual o conteúdo relacionado à disciplina de História é trabalhado de forma transversal no Ensino Médio, a partir do tema História Geral.

Estamos falando de uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas de que se tem notícia. Ela pode ser entendida como a ciência que estuda as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço. De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os seres humanos, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos.

No mundo ocidental europeu, a História como disciplina do conhecimento humano desenvolveu-se desde os primeiros momentos da formação da civilização grega. Os poemas atribuídos a Homero, como a Ilíada e a Odisseia, são expressões de uma perspectiva histórica do povo grego. Posteriormente, surgiram formas mais elaboradas de escrever a sua trajetória, principalmente com Tucídides e Heródoto. Essa perspectiva foi também adotada pelos romanos para entender o processo de formação histórica de sua própria civilização.

Diversos estudiosos consideram ainda que o judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões eminentemente históricas, pois fundaram seus preceitos a partir de diversos fatos do passado e na passagem do tempo, além da relação do homem com o seu deus nesse processo.

Ainda na perspectiva histórica do mundo ocidental, formulada principalmente pelos europeus, a História foi organizada em algumas partes, tendo como marcos principais fatos ocorridos nesse continente ou a ele muito proximamente relacionados. Nesse sentido, a principal divisão ocorre entre a Pré-História e a História.

A Pré-História define-se como o período da história da humanidade em que ainda não havia o conhecimento da escrita, enquanto a História se refere ao momento a partir do qual o homem desenvolveu a capacidade de se expressar também nessa forma. Essa abordagem carrega uma maneira de entender o mundo a partir das próprias concepções de um povo ou de povos que compartilham traços sociais comuns.

Essa perspectiva é denominada de etnocentrismo e seria ela que levaria a considerar a transmissão oral dos conhecimentos históricos como um estágio de desenvolvimento das civilizações anteriores ao período em que se desenvolveu a capacidade de se comunicar através da escrita.

Dentro do que é considerado como História, há ainda outras divisões e, se as seguimos no Brasil, isso se deve ao fato de termos como um dos componentes de nossa formação social os europeus. As divisões da História são: Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

—————–[ REGRAS DO JOGO ]—————–
  • Inicialmente os jogadores devem decidir quem será o primeiro, o que pode ser feito da maneira adotada por eles. O escolhido deve jogar o dado para descobrir quantas casas avançará no jogo.
  • Algumas das casas do tabuleiro possuem o item “Responda”. Caindo nessa casa, uma carta é retirada do baralho pelo jogador a sua direita. Com uma pergunta a ser lida em voz alta o jogador deve responder a questão.
  • A resposta correta estará abaixo da carta. Caso o aluno acerte, avança uma casa; caso erre, volta uma.
  • Algumas casas do tabuleiro oferecem a possibilidade de leitura para os alunos, em cartões com tópicos relacionados ao assunto, o que proporcionará o aprendizado do tema. Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final.

 


Para ter acesso às perguntas de outras matérias, como Português, Matemática, Geografia, Inglês e Literatura acesse abaixo:


Deixar comentário

Podemos ajudar?