Quando a imaginação ganha forma


Projeto dá ênfase ao processo de escrita de textos e transforma narrativas em livro

Quem nunca teve dificuldade de “passar para o papel” os seus pensamentos e ideias? Certamente pelo menos uma vez na vida isso já aconteceu. Sabendo dessa dificuldade, a professora de língua portuguesa e redação Márcia Teresinha da Silva idealizou o projeto Aluno Autor com as turmas do 6º ao 9° ano do Centro Educacional Barão de Lucena, localizado em Mesquita.

A professora conta que foi a partir das aulas de redação que ela notou que os alunos eram criativos em suas narrativas e que gostavam de escrever, porém se achavam limitados na escrita. “Eles sabiam contar, mas colocar no papel era difícil. Foi aí que passamos a dar ênfase ao processo de escrita de textos e com isso surgiu o projeto que visava transformar em um livro aquelas narrativas que eles desenvolviam”, explicou Márcia.

O projeto foi constituído a partir da escrita de narrativas em grupos ou individuais. Os alunos do 6º ano receberam um tema durante a aula de redação e com base nele iniciaram suas narrativas. Nas demais turmas os assuntos foram escolhidos pelos próprios estudantes, que tiveram de março a agosto para desenvolver a história. Alguns também fizeram as ilustrações, pois eram talentosos com essa parte visual.

A educadora afirma que o aluno é um ser especial e que ao ser auxiliado e estimulado vai além das perspectivas. “Durante as aulas de redação percebia que muitos queriam ir além e se esforçavam para escrever. Eles achavam importante desenvolver essa habilidade, mas acreditavam que ninguém ia dar crédito àquela história e esbarravam na barreira da autoestima. Mas o projeto estava ali para mostrar que não era bem assim, e que com o tempo eles iriam aperfeiçoando a escrita, além de desenvolver a criatividade e a autoestima”, garante.

Após edição e revisão do livro, foi promovido um café literário intitulado “Filhos dessa Terra”. Os alunos apresentaram suas obras, dançaram, encenaram, declamaram poesias e explicaram sobre autores de diferentes regiões do Brasil. O objetivo era fazer com que eles se inspirassem nesses escritores. “Os livros de autoria de nossos alunos ficaram sensacionais! Não podemos desistir dos jovens, pois eles são capazes de muitas proezas”, garante a professora de Ciências Cláudia Amável. A educadora de inglês Kátia Lima Cardoso completa afirmando que os pais, professores e todos os envolvidos ficaram satisfeitos com o desempenho dos estudantes.

Para Luiz Fernando, Erik Ribeiro e Asaph Mozart, ambos do 9º ano, a experiência foi muito gratificante. “Foi muito divertido e até um pouco cansativo, porém todo esforço valeu a pena! Serviu de incentivo para ampliar o vocabulário e a escrita. Gostaria de ter mais experiências como esta”, revelam. Para a estudante Joyce Silva, do 7° ano, a iniciativa foi uma aventura. “Amei escrever o livro Emyle e Saymon, me ajudou a refletir sobre muitas coisas”, garante.

A idealizadora do projeto conta que ao todo foram escritas quatro obras. “A melhor coisa foi ver a satisfação no rostinho deles e também por parte de toda a equipe do colégio, que sempre foi um árduo incentivador da leitura para os seus alunos. O resultado mais importante a ser destacado foi ter discentes confiantes e ansiosos para a escrita dos próximos volumes”, finaliza.


Centro Educacional Barão de Lucena
Rua José Montes Paixão, 1.507 – Centro de Mesquita – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 26553-160
Tel.: (21) 2696-7486
E-mail: ceblucena@yahoo.com.br
Fotos cedidas pela professora

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