Professor, prepare-se para a volta às aulas!

Os temas mais elogiados pelos associados estarão disponíveis em agosto na Appai. Confira a programação completa!


Sabemos que esse retorno das aulas presenciais não tem sido fácil para professores e alunos, principalmente por conta da ansiedade e de alguns problemas gerados pela pandemia. Por isso, a Appai trouxe um time de especialistas para falar sobre o assunto e ajudar você nesse processo. E não é só isso! Trouxemos também os temas mais elogiados nos benefícios Educação Continuada e EAD Appai. Confira a programação!

 

Ensino on-line x ensino remoto

Antes de falar sobre a programação para o mês de agosto, gostaríamos de contar que os benefícios Educação Continuada e EAD Appai oferecem duas modalidades de formação continuada. A primeira delas é o ensino on-line, muito conhecido pelos associados que já fazem os cursos na plataforma EAD. Nessa modalidade o material é gravado com muito carinho por profissionais de diversas áreas para você assistir quando e onde quiser… e no seu tempo!

Já no ensino remoto, as aulas são ao vivo, onde todos assistem ao mesmo tempo, porém cada um de um lugar, através do computador ou celular. Ou seja, são encontros virtuais com data e horário marcados. O legal dessa modalidade é conseguir conversar e tirar as dúvidas com o especialista convidado em tempo real. Diferente da modalidade on-line onde a interação é mais restrita, mas que você tem uma flexibilidade de horários, como já falamos anteriormente.

Resumindo…

Ensino on-line: conteúdo gravado, você assiste quando e onde quiser.

Ensino remoto: conteúdo ao vivo, você assiste de onde quiser, mas com data e horário marcados.

 

Simples, né? Agora que não restam dúvidas, descubra tudo que vai rolar no mês de agosto!

Como o professor pode lidar com a ansiedade dos alunos?

No dia 2 de agosto, você tem um encontro remoto marcado com a especialista Graciela Coelho, que vai te ajudar a identificar o que significa a ansiedade e como ela pode ser observada nas atitudes ou reações dos alunos, especialmente devido aos reflexos da pandemia. Além disso, a especialista vai auxiliar os professores a identificarem encaminhamentos que possam ajudar os alunos diante da ansiedade.

Para falar sobre esse assunto, a Appai também convidou o psicólogo clínico, instrutor de Mindfulness e palestrante Sandro Neves. Nos dias 11 e 18 de agosto ele participa de videoconferências via Zoom para falar sobre os seguintes temas: o que é ansiedade, de onde vem, em que situações a ansiedade aparece, ansiedade e o sono, ansiedade e digestão, ansiedade e imunidade, ansiedade e irritação, como tratar a ansiedade, tipos de ansiedade, como tratar, quando buscar ajuda, alimentos que aumentam a ansiedade e soluções naturais para superar a ansiedade.

Faça a sua inscrição no Portal do Associado. Mas corra, as vagas são limitadas!

 

O desenho na Educação Infantil

A ideia aqui é aprofundar o conhecimento sobre o desenho das crianças com olhar para o grafismo, assim como entender e valorizar as demais produções dos pequenos. Para isso, a Appai convidou a especialista Márcia Gil, que estará conosco de forma remota nos dias 9, 16 e 23 de agosto. Dentre os tópicos que serão abordados estão o desenho como forma de representação de experiências; grafismo e possibilidades das crianças; criação, produção e apreciação; o trabalho com a arte na Educação Infantil e ampliando repertórios: culturas, museus, experiências – reflexos nos desenhos e produções. Garanta a sua inscrição no Portal do Associado!

 

Educação Inclusiva

A maratona de Educação Inclusiva foi e está sendo um sucesso! No mês de agosto vamos trazer a terceira aula sobre o tema baseado nas principais dúvidas que surgiram nas aulas anteriores e outros conteúdos. Para isso, convidamos as especialistas Márcia Gil e Amanda Carlou, que estarão com a gente de forma remota no dia 10 de agosto. A ideia é oferecer orientações práticas aos professores, dialogar sobre o tema, ouvir a realidade vivida pelos docentes em sala de aula, compartilhando práticas, tirando dúvidas, gerando assim aprendizagens significativas para elevar o nível de conhecimento sobre este tema, tão essencial, e assim contribuir com a formação continuada do professor que poderá fazer do espaço escolar um espaço de verdadeira inclusão, acolhimento e desenvolvimento humano.

 

Crenças Limitantes

Para dar continuidade ao curso Crenças Limites, o psicólogo clínico, instrutor de Mindfulness e palestrante Sandro Neves volta no dia 4 de agosto – através de uma videoconferência na plataforma Zoom – abordando novas perspectivas e exemplos para reconhecimento desse assunto. Além de um breve resumo do que foi abordado nas aulas anteriores, novos exemplos, conteúdos de crenças sobre saúde e doença, sobre realidade financeira, comportamentos compensatórios, o perdão aos pais na superação das crenças limitantes e como superar crenças limitantes com a autossugestão.

 

Planejamento Reverso

Para fechar o mês, a palestrante Renata Capovilla ministra o tema Planejamento Reverso, no dia 25 de agosto. Nesse encontro remoto serão abordados os seguintes temas: o que é planejamento reverso?; por que o planejamento tradicional não é suficiente?; objetivos de aprendizagem; habilidades da BNCC e evidências de aprendizagem. Faça a sua inscrição no Portal do Associado. Mas corra, as vagas são limitadas!

 

EAD Appai: ensino on-line

Além desses encontros remotos que vão rolar no mês de agosto, você também encontra mais de 1.000 opções de conteúdos on-line na EAD Appai. As aulas são facilmente acessadas pelo seu computador, tablet ou celular, para que você estude sem necessidade de deslocamento e respeitando o seu ritmo de aprendizagem. Você escolhe o curso, o melhor dia e horário e emite o certificado de conclusão, autorizado pelo MEC, diretamente do site. Não perca tempo e comece hoje mesmo!


Por Jéssica Almeida
Foto: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?