Por dentro do MASP

De forma gratuita, é possível visitar virtualmente um dos principais museus do mundo


O museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como Masp, é mais uma opção de passeio virtual respeitando o isola­mento social. No conforto de sua casa, você pode cir­cular sem pressa entre obras de artistas famosos mundialmente.

A arquitetura do prédio, localizado na Ave­nida Paulista, sem dúvida já é um grande atrativo. Mas, por dentro, encontramos um vasto acervo com mais de 9 mil obras, entre pinturas, esculturas e objetos. Por lá é possível encontrar trabalhos de Cézanne, Delacroix, Modigliani, Renoir, Picasso, Portinari e Tarsila do Amaral, entre tantos outros grandes artistas, além de artefatos de vários perío­dos da história mundial.

Por tudo isso, o museu projetado por Lina Bo Bardi é considerado um dos mais importantes do mun­do. E, nesse momento de pandemia, ele se reinventou e desenvolveu uma série de atividades on-line interessan­tes para quem quer dar um tempo dos streamings.

O tour virtual do Masp pode ser feito 24 horas por dia, pelo computador, celular ou tablet. Além disso, a série “Masp [curadoria] em casa” está presente constantemente nas páginas do Twitter, Facebook e Instagram com um conteúdo sensacional de acervo e o cotidiano desse cartão-portal paulistano.

Entre os assuntos, curadores ressalvam comentários acerca de alguma imagem relacionada ao museu de forma intimista, contornando a arquitetura do local e relatos de seminários.

Já no canal do YouTube é possível assistir diversos vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições.

Para quem gosta de podcast e quer co­nhecer melhor as obras icônicas do museu, basta baixar o aplicativo Masp Áudios, onde estão mais de 200 comentários feitos por curadores, artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre qua­dros de Renoir, Van Gogh, Almeida Júnior, Monet, Portinari e vários outros.

Mas se você é daqueles que ama percorrer os corredores do museu para observar as obras mais de perto, no Google Arts & Culture é possível realizar um tour virtual e explorar a exposição per­manente do Masp, o “Acervo em Transformação”.


Por Richard Günter
Masp
www.masp.org.br
Fotos: Masp Comunicação


Podemos ajudar?