Personagens que fizeram história nesses 10 anos de Circuito Rio Antigo

Apaixonados por cultura, arte e esporte, irmãos chamam atenção nas corridas de rua da Appai. Venha conhecer suas histórias!


Para comemorar esses 10 anos do Circuito Rio Antigo, a Appai vai relembrar personagens que fizeram história nas provas de rua ao longo desse período. Não poderíamos começar de outra forma que não fosse com os apaixonados por cultura, arte, saúde e esporte: os irmãos Marcia, Marcus, Mônica e Patrícia Von Abel, que chamam atenção por seus figurinos criativos nas corridas.

Esse viés de trazer os personagens para juntos reviverem essa trajetória teve início no circuito de corridas do Rio Antigo, que acontece em locais do Centro, como Arcos da Lapa, Porto Maravilha, Largo da Carioca e Cinelândia. Certamente todos que participam das provas já se depararam com elas e foram surpreendidos pelo visual belíssimo e cheio de referências históricas.

As fantasias foram criadas com o intuito de promover as corridas e demonstrar a paixão pelo estilo de vida que a Associação proporciona e incentiva através de seus muitos benefícios. Elas participam há anos e são presença garantida em diversas edições, mas, de acordo com Mônica Von Abel, suas provas preferidas são aquelas que se localizam em algum ponto turístico específico. “A dos Arcos da Lapa é maravilhosa. Eu adoro esse circuito. Estar num local histórico do Rio de Janeiro é tudo de bom. O benefício Caminhadas e Corridas é excelente. Além de ficar no meio dessa galera gente boa, você ainda corre, caminha, pratica um esporte. Está realizando uma atividade física, que traz um bem tanto corporal, quanto mental. É maravilhoso, eu não perco nenhuma!”, garante Mônica.

O visual criado pelo trio surgiu para enfatizar o amor pela corrida, assim como a importância de se manter sempre bem, com a saúde em dia, praticando esporte com muito bom humor. A professora de artes plásticas Patrícia Von Abel e seu irmão Marcus foram os pioneiros na arte de levar fantasias para as corridas. Na etapa Porto Maravilha do circuito Rio Antigo, em 2013, eles deram vida aos personagens históricos da logomarca oficial da prova, os famosos bonequinhos da dama e do cavalheiro, destacados também nas medalhas do evento

A riqueza de detalhes nas vestimentas chamou a atenção dos espectadores e participantes da corrida. A atleta comentou que o desejo de inovar surgiu no evento anterior, na etapa Cinelândia. “Comuniquei a todos que faria os bonecos da logomarca da prova criarem vida. Ninguém nos deu atenção. Meu irmão, que sempre me apoia nas minhas ‘loucuras’, aceitou ser o meu par. Assim, começamos a pesquisar: costura daqui, costura de lá e tudo foi tomando corpo”, afirma Patrícia, que assume que em sua casa tem um cômodo exclusivo para as dezenas de fantasias.

A associada comentou que sua mãe de 89 anos, que às vezes participa das caminhadas, ajuda frequentemente na confecção do figurino das personagens. A professora relatou ainda que, ao longo do trajeto de 5 km, competidores e espectadores cumprimentavam a dupla com muita simpatia, e que a boa repercussão se estendeu até as redes sociais.

Patrícia Von Abel trabalha na rede pública do Rio de Janeiro e leciona artes plásticas em escolas municipais. Desde o início de 2012, participa dos eventos de caminhadas e corridas da Appai e ressalta ter perdido 10 kg, o que fez com que sentisse uma grande e positiva mudança em sua vida. Ela revela ainda que, ao final das corridas, outros participantes chegam a fazer fila para registrar fotograficamente o momento.

Mônica Abel conta que sua primeira fantasia numa corrida foi de pipoca. E que depois disso foi despertando o interesse em dar continuidade à ideia. Para se ter uma noção, só em 2017, as irmãs participaram de mais de 25 corridas inclusive fora do Rio, como a São Silvestre em São Paulo. “Nós fomos aprimorando os looks, confeccionando com materiais de fácil acesso, como cola, jornal, rolinho de papel higiênico… Com resto de tecidos faço milagre”, conta Mônica aos risos.

As irmãs chamam tanto a atenção que já concederam entrevistas a diversos jornais e emissoras de rádio em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Nosso objetivo nas corridas é levar arte, alegria, união e força para que todos possam terminar a prova”, comenta Mônica.

Márcia Von Abel é considerada a irmã da logística, pois é a responsável pelas inscrições nos eventos e pelo transporte. É ela também que fica atenta ao site da Appai e aos calendários com os eventos a serem realizados. Sobre a corrida Rio Antigo, Márcia enaltece: “Essa prova é uma atração a mais porque o look é de época, e as pessoas ficam encantadas com tudo. São milhares de fotos, de elogios, de sorrisos. É uma delícia completar o trajeto com uma fantasia tão linda. É uma festa, mas sem esquecer da corrida em si. Nós seguramos o vestido e corremos normalmente”, revela curiosamente Márcia.

Ela ainda acrescenta que percorrer pelas ruas de história do Rio faz com que o visual do circuito se torne um passeio pela memória do povo carioca. “Amamos correr e admiramos a Appai. Temos muito orgulho da Gigante das Corridas, a maior equipe de corredores de rua do mundo”, enfatiza Márcia.

As irmãs Von Abel também contaram para a Revista Appai Educar como as fantasias podem ajudar o professor a ensinar história e literatura para seus alunos. Confira!


E aí, gostaram? Fique de olho em nosso site, em breve vamos apresentar outros personagens que fizeram história nas corridas de rua ao longo desses 10 anos do Circuito Rio Antigo.


Por Jéssica Almeida e Richard Günter


Podemos ajudar?