O que fazer em Mangaratiba


Gravação do filme “Os Mercenários”

Que tal visitar a cidade que Sylvester Stallone escolheu para as gravações do filme “Os Mercenários”? Com o Boa Viagem você pode conhecer Mangaratiba que, além de seu charme cinematográfico, é um lugar recheado de lindas praias e com muitas atrações culturais espalhadas em cada esquina.

 

Praias de Mangaratiba

A estância marítima conta com praias para todos os gostos, seja no distrito-sede ou nos adjacentes, que, escondidas pela baía de Sepetiba, estão entre as mais lindas do país. Podem-se encontrar oásis perdidos entre as densas árvores, desfrutar da boa sombra e do mar de tons esverdeados. Para quem procura agitação, a dica é Muriqui, cercada por morros, quiosques e restaurantes à beira-mar. Para descansar, as opções mais adequadas são Praia Grande e Ibicuí, ambas com águas mansas, perfeitas para relaxar e praticar esportes náuticos. Entre as demais, destacam-se também Junqueira, Brava, Praia do Saco e Saí e Saizinho.

 

Cachoeiras

O município conta com muitas quedas d’água espalhadas pelos distritos, acessíveis por trilhas encantadoras, tendo a Mata Atlântica como acompanhante natural. Algumas fazem divisa com outras cidades, como Itaguaí e Angra. As primeiras quedas d’água podem ser vistas à margem das estradas e são de todos os tipos, desde as mais finas até as mais volumosas. Algumas têm acesso mais difícil, sendo necessário encarar trilhas íngremes para chegar às atrações naturais.

Dentre as cachoeiras, as mais procuradas são Véu da Noiva, Bengala, Escravos, Itinguçú, Santa Bárbara, Rubião e Conceição de Jacareí.

 

Passeios de Barco

Todos os dias, escunas, barcas e catamarãs partem do cais rumo às ilhas da baía de Sepetiba, como Itacuruçá e Jaguanum. O fácil acesso permite a travessia regular para a Ilha Grande, com saídas de Mangaratiba e do distrito de Conceição de Jacareí.

 

Atrações Culturais

A cidade pode se orgulhar das construções que preservam sua história, como a Matriz Nossa Senhora da Guia, erguida no século XIX em estilo barroco e rococó, revestida por azulejos portugueses; o Solar do Barão do Sahy, um casarão neoclássico, que é hoje um espaço cultural, reformado para atender aos turistas; as Ruínas Imperiais do Povoado do Saco de Cima, datadas de 1830, que abrangem os antigos armazéns do ciclo do café, além da feira de artesanato, que ocorre nas sextas-feiras.

 

Mangaratiba à noite

Uma dica certa para passear à noite é a praia de Muriqui. Movimentada em boa parte do ano, a praia abriga bares, restaurantes e quiosques. À noite é bem animada, com músicas e uma comida deliciosa! Vale a pena o passeio.

 

Gastronomia

Os restaurantes da cidade oferecem uma boa variedade no cardápio, principalmente com frutos do mar, mas também se encontra culinária internacional. Alguns estabelecimentos se especializaram em sabores da terra, como pratos à base de banana, churrasco da melhor qualidade e massas para darem água na boca em qualquer viajante!

 

Pousada em Mangaratiba


E aí? Gostou das dicas? Então já pode começar a planejar o próximo passeio! Confira as pousadas na região e Boa Viagem!
OBS.: as dicas culturais e os passeios de barco não estão incluídos no Boa Viagem. Para mais detalhes, consulte regulamento.


Podemos ajudar?