Museus para visitar on-line durante a quarentena

A listagem inclui mais de 10 museus do mundo que liberaram a visitação on-line durante esse período. Confira!


Fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, diversos museus do mundo liberaram as visitas virtuais. Na lista estão o famoso Museu do Louvre, que abriga obras como Monalisa; o museu de belas artes em Chicago, que foi cenário de filme; e o Museu da Casa de Portinari, que reúne galerias e outras formas de interação. Confira a listagem completa!

 

Art Institute of Chicago

O museu de belas artes em Chicago é destaque pela sua coleção de obras do Impressionismo e foi cenário do filme “Curtindo a Vida Adoidado”. Pelo site oficial do museu é possível explorar a galeria de quadros, realizar uma visita virtual e experienciar ações interativas para peças específicas.

 

Galeria Uffizi

Focado em esculturas criadas entre os séculos 12 e 17, o museu de Florença atrai turistas por ter um grande acervo de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli. Pelo Google Arts & Culture também é possível explorar as principais galerias e percorrer os corredores do museu.

 

Metropolitan Museum of Art

Um dos mais famosos museus da cidade de Nova York oferece uma experiência completa no tour virtual. Nele, é possível ter uma visão 360 graus dos principais locais do museu, como o corredor principal, além das fotos e descrições sobre as obras.

 

Museu Afro Brasil

O museu, localizado dentro do Parque Ibirapuera, conserva um acervo de universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Conheça esse museu através do tour em 3D.

 

Museu da Acrópole

Localizado na Grécia, o museu apresenta um acervo arqueológico das construções de Atenas. Além disso, também dispõe de uma galeria de obras de arte que serviram de inspiração para o mundo moderno. Conheça o museu através do Google Arts & Culture.

 

Museu da Casa de Portinari

Em São Paulo, o Museu Casa de Portinari reúne galerias, tours virtuais, entre outras formas de interação.

 

Museu da Imagem e do Som de São Paulo

O acervo on-line desse museu inclui fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral.

 

Museu d’Orsay

Localizado em Paris, o museu é conhecido por ter um acervo de obras da Europa e dos Estados Unidos feitas durante os séculos 18 e 19. O Google Arts & Culture oferece uma visita virtual de suas principais salas, além de um acervo digital de todos os seus quadros, divididos em categorias.

 

Museu do Louvre

Localizado em Paris, o espaço guarda obras como Monalisa, Vitória Samotrácia e Vênus de Milo.

 

Museus Vaticanos

Localizados na Cidade do Vaticano, os Museus apresentam uma galeria de obras de arte e esculturas que, há séculos, estão sendo colecionadas pelas autoridades da Igreja do Vaticano. Através do site, o usuário pode explorar visitas virtuais pelos locais, além de ter acesso a detalhes sobre as galerias de arte presentes.

 

National Museum of Modern and Contemporary Art

Localizado na Coreia do Sul, o museu possui quatro prédios no país (Gwacheon, Deoksugung, Seul e Cheongju) e conta com um grande acervo de arte moderna. No site é possível ter acesso a galeria completa e visitas para as principais exibições.

 

Ohara Museum of Art

Localizado no Japão, o museu é popular por ter sido a primeira galeria de arte ocidental feita no país. Inicialmente focado em obras francesas, o museu hoje contém obras de diversos países. Através do Google Arts & Culture é possível acessar a galeria de obras e ter uma visão ampla dos corredores do museu.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Por meio do Google Arts & Culture, o usuário pode visitar as principais salas da Pinacoteca, com visão 360º sem sair de casa.

 

Yad Vashem Museu do Holocausto

Com diversas fotografias, obras e objetos que existiram durante a Segunda Guerra Mundial, o museu está localizado em Israel e é um dos principais pontos de pesquisa para turistas e historiadores que desejam conhecer a vida de quem existiu no país durante o Holocausto. O usuário pode explorar o museu tanto pelo site oficial, como pela visita virtual do Google Arts & Culture


Por Jéssica Almeida
Fontes: Exame e Panrotas.


Podemos ajudar?