Março Roxo

Mês de mobilização acerca da conscientização sobre a epilepsia


Combater o preconceito por meio da disseminação da informação. Esse é o objetivo da campanha “Epilepsia – Abrace esta causa”, coordenada pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) no dia 26 de março -“Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia”.

A desinformação é uma das principais causas para o aumento do preconceito para com os portadores da doença. Dessa forma, afirmativas de que a epilepsia é contagiosa, mesmo não sendo, ainda são bastantes frequentes entre as pessoas. Em outras palavras, essa desinformação só aumenta a profundidade desse poço da discriminação.

 

Dados da Epilepsia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas no mundo são atingidas. Parte delas – estima-se em 3,5 milhões – não recebe ou não faz o tratamento apropriado.

No Brasil mais de 3 milhões de pessoas sofrem com o problema, que, ao contrário do que também se fala, não é uma doença mental. Na verdade a patologia é uma disfunção que causa descargas elétricas excessivas no cérebro, acarretando alteração da consciência, contrações e movimentos musculares involuntários.

 

Mês de Conscientização

De acordo com a ABE, “a campanha tem o papel importante de mostrar que a pessoa com epilepsia sofre mais com o preconceito do que com a própria doença”, explica Maria Alice Susemihl, presidente da Associação, cuja ideia é mobilizar milhares de pessoas em todos os pontos do Brasil e reforçar a relevância da informação para aniquilar o preconceito.

 

Conhecimento como ferramenta de combate aos tabus

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte estarão sincronizadas em 29 de março, com várias ações, palestras e atividades que visam multiplicar o conhecimento acerca do que é a epilepsia e como deve ser tratada, uma vez que o esclarecimento à população é a maior arma contra o preconceito.

 

Março Roxo no mundo

O “Março Roxo” acontece em todo o mundo. A Escócia é um bom exemplo de quando o transporte público vira uma importante plataforma de multiplicação de conhecimento. Alertas em escadas rolantes, trilhos dos trens e a #TalkEpilepsy (Fale Sobre Epilepsia) ajudam a fixar o que é correto sobre a doença. Aqui no Brasil, para mais informações, basta acessar o site http://www.epilepsiabrasil.org.br.

 

Sobre a Associação Brasileira de Epilepsia

A ABE é uma entidade sem fins lucrativos que se estabeleceu como organização para divulgar conhecimentos acerca dos tipos de epilepsia, com disposição a promover a melhora da qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. Integra o International Bureau for Epilepsy e é composta por pacientes, familiares, médicos, neurologistas, nutricionistas e outros profissionais.

 

 

Programação – Rio de Janeiro

Epilepsia – Abrace esta causa

 

• 26 de março

“Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia – A Importância do Cuidado ao Paciente com Epilepsia e do Esclarecimento à População”.
Local:  Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer – R. do Rezende, 156 – Centro.
11h30 as 12h30: Palestra: A importância da adesão ao tratamento, as opções terapêuticas e diagnóstico na epilepsia fármaco-resistente.

 • 29 de março

9h as 12h
Local:  Caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao corte do Cantagalo.


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?