Hipertensão: Previna-se!


Alguns hábitos saudáveis podem lhe ajudar a prevenir e controlar esta doença, contudo a busca por serviços médicos e programas de prevenção como o Saúde 10 são indispensáveis para aqueles que já são considerados hipertensos.

A rede de atenção básica oferece esses serviços. Procure um posto de saúde ou uma clínica da família próxima a sua casa. Alguns medicamentos também podem ser necessários: as farmácias populares ou as conveniadas ao SUS oferecem esses medicamentos, sem que se necessite pagar por eles.

Na DIVRH (divisão de recursos humanos), o setor de saúde do trabalhador pode fornecer mais orientações sobre essas políticas de saúde.


O que é a hipertensão?
Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não possuem hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas apresentam mais risco de desenvolver a hipertensão.


Fatores de Risco



Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco como doenças cardiovasculares, colesterol elevado, estresse, consumo de álcool e é tabagista, deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois apresenta maior risco de se tornar hipertenso.


Como ter uma pressão 12 por 8




















10 mandamentos  para prevenção e controle da pressão alta

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano, pois, algumas vezes, os sintomas não se manifestam.
2. Pratique atividades físicas todos os dias ou pelo menos 3 vezes na semana por 30 minutos. Procure um médico para saber como e quais atividades físicas podem ser realizadas, de acordo com seu estado de saúde.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes e alimentos industrializados.
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, ele é para a vida toda.
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.

Deixar comentário

Podemos ajudar?