Em agosto, todas as trilhas de aprendizagem levam ao seu conhecimento

Confira as novidades imperdíveis da Educação Continuada Appai


O mês de agosto está recheado de novidades! A Educação Continuada apostou em um novo formato de apresentação de seus conteúdos por meio de transmissões ao vivo: as chamadas Trilhas de Aprendizagem. O intuito é oferecer um conteúdo recheado de dicas e sugestões para instrumentalizar você, profissional da Educação.

Se você trabalha em creche e/ou escolas ou tem filho nesses estabelecimentos e ainda não sabe como funcionará o processo de volta às aulas presenciais e como será a rotina das crianças no pós-pandemia, fique ligado nesse blog e não deixe de conferir a nossa programação.

 

O que são as Trilhas de Aprendizagem?

As Trilhas de Aprendizagem são uma sequência de temas interligados e complementares que apontam para uma formação mais completa e interdisciplinar, visando aprofundar os conhecimentos profissionais.

A Trilha está dividida em 4 estações (temáticas) diferentes. Cada uma delas será composta por palestras específicas, que vão ajudar a realizar a sua capacitação continuada. Você poderá percorrer a trilha completa, participando das 4 estações, ou escolher aquelas que mais interessar, conforme a sua preferência e tempo.

 

Conheça as Trilhas de Aprendizagem e suas estações para o mês de agosto:

 

Estação: saúde e prevenção

Em agosto, nossa trilha se inicia com a estação “Saúde e Prevenção”, abordando a volta às aulas e os cuidados com a saúde, no nosso queridinho Altos Papos, dia 4/8 (terça-feira), às 15h, no Facebook e Youtube @appairj. Para essa conversa, convidamos um timaço de profissionais.

A renomada médica Dra. Cristiana Meirelles, Infectologista Pediátrica, vai nos orientar sobre os passos práticos para a volta às aulas, de forma cuidadosa e preventiva contra o Covid-19.

Mas não para por aí: vamos falar também de metodologias e um melhor aproveitamento dos espaços escolares diante das restrições de ocupação de áreas comuns, com a Mestre e Consultora em Educação Andreia Fernandes, que, além de ser uma das palestrantes da Educação Continuada Appai, é professora na rede pública do Rio de Janeiro.

Mediando e participando dessa live estarão também Andréa Schoch, Mestre e Consultora de Educação da Appai, e Luiz André Ferreira, jornalista, professor e mestre em Bens Culturais e em Projetos Socioambientais.

 

Estação: neurociência, cognição & inovação

Outra estação muito querida pelos professores é a “Neurociência, Cognição e Inovação”. Quem ministra as quatro aulas ao vivo é a pós-doutora em Neurociências e Inovação Solange Mata Machado, que estudou o assunto a fundo em diferentes países do mundo, tais como Japão, USA e Israel.

A primeira aula aborda a necessidade de se considerar os avanços científicos da neurociência para aprimorar o aprendizado dos alunos no processo de educação. Já a última aponta para a avaliação dos impactos da facilitação digital nos processos de educação. Imperdível!

 

Estação: comportamentos & metodologias 1

A abordagem da estação “Comportamentos & Metodologias 1” está voltada para temas como: a importância das rotinas na vida das crianças no pós-pandemia, autonomia e ensino híbrido, neurociência e a taxonomia de Bloom, além de uma apresentação de como o território creche se funda nos dias de hoje, pós-isolamento social, exigindo um novo olhar dos envolvidos.

O time de profissionais que ministra as aulas é composto por: Andreia Fernandes, Mestre em Educação; Jaqueline Braz, Mestranda e Psicóloga Clínica e Valéria Mendonça, Doutoranda e Mestre em Psicologia Social.

 

Estação: comportamentos & metodologias 2

Na estação “Comportamentos & Metodologias 2”, abrimos espaço para que o carismático escritor Álvaro Ottoni pudesse falar sobre a sua trajetória como profissional e ao mesmo tempo apresentar as suas obras literárias. Premiado no Brasil e no exterior, Ottoni estreou na literatura em 1981 e já conta com mais de 29 livros publicados.

Na sequência, a Estação 2 apresenta a Contação de Histórias e a Inclusão, partes 1 e 2, com Bia Mussi, formada em Comunicação Social e Artes Cênicas, com especialização em Educação Estética (teatro-educação).

E aí, gostou? As Trilhas de Aprendizagem estão imperdíveis, né? Então não perca tempo e corra para se inscrever lá no Portal do Associado. Reserve o seu assento na primeira fila virtual das nossas transmissões ao vivo que, em agosto, contam com mais de 15 temas, divididos entre as diferentes estações.

Você também poderá assistir a gravação do ao vivo em até 24 horas após o evento.


Por Luiza Morato


Podemos ajudar?