Educa Rio 2018: a tecnologia não pode suplantar o humano


Ao mesmo tempo que a tecnologia pode ser uma ferramenta para universalizar a educação é preciso não deixar que esses recursos interfiram na humanização no processo de ensino. Essa linha de pensamento permeou parte das discussões durante a Educa Rio 2018. A professora emérita da UFRJ Heloísa Buarque de Holanda defende em seus projetos a vivência prática da periferia na instituição de ensino, através do projeto “Universidade das Quebradas”.

Já a jornalista e escritora Silvana Gontijo, estudiosa da temática mídia na educação, reconhece a importância dos recursos tecnológicos, mas adverte que na busca por este caminho o foco das pessoas não pode se distanciar das relações interpessoais: “O mais irretocável planejamento escolar não pode deixar de levar em conta o valor humano”, frisa Silvana.

A especialista em educação infantil da PUC, Maria Leonor Pio Borges, reafirma o processo de aprendizagem como fruto das interações sociais, não podendo ser padronizado: “Tratar a criança na sua singularidade respeitando o contexto de sensações e movimentos. Aprender não é um processo que se restrinja apenas à cognição, mas também aos sentidos e experiências significativas das crianças pelo afeto. É pelas sensações corporais”, defende Leonor.

Já Carla Tieppo, Doutora em Ciências pela USP, esclarece sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano e afirma que “O momento em que a criança estranha o mundo é extremamente relevante. É aí que ela aprende e descobre”, diz a doutora explicando que é justamente nessas experiências que se personificam no cérebro as emoções e os estímulos.

O evento, realizado pela Revista Educação, aconteceu no auditório da PUC-Rio e trouxe entre as temáticas: mídia-educação, neurociência, cultura e educação, além das perspectivas e o trabalho na educação pré-escolar e infantil. Também participou das mesas de discussão a empresária do ramo de educação Mônica Hojaij. A Revista Appai Educar acompanhou todo o evento e traz a cobertura completa em sua próxima edição.


Por Redação Appai


Deixar comentário

Podemos ajudar?