“E Você? Já aderiu ao combate ao Aedes aegypti? A mudança começa por você.”


O Ministério da Saúde anunciou, com dois meses de antecipação, o início de sua campanha informativa de combate ao Aedes aegypti. A ação reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e seus familiares contra o mosquito.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no país aumentou, até o início deste mês, sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O país já contabiliza um total 1.439.471 casos de dengue – trata-se de um salto de mais de 500% no número de pessoas contaminadas pelo vírus.

Fatores que contribuem para a proliferação da fêmea do mosquito

Esse crescimento no número de casos de dengue se deve a uma série de fatores que contribuem para a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é o agente transmissor da doença. “Além do clima tropical e da adaptação do mosquito a regiões urbanas, pesa também a falta de estratégias públicas de combate e prevenção, impedindo a efetiva eliminação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças virais”, é o que Patrícia Melo, professora e coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), afirma.

Proteja sua casa e seus familiares

A professora Patrícia Melo também chama a atenção para o fato de que a dengue pode atacar silenciosamente suas vítimas: “Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida pela pessoa”.

A campanha, que tem como público-alvo a população em geral, profissionais e agentes de saúde, gestores e professores, conta com a participação da pediatra Ana Escobar, além de depoimentos de pessoas que sofrem com os sintomas ou que perderam entes queridos em decorrência da dengue, zika ou chikungunya.

Baixe as matérias do Ministério da Saúde e saiba mais:

Para professor:

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/mosquito/downloads/cartilha.pdf

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/combateaedes/

Para crianças:

http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/mosquito/downloads/liguepontos_balde.pdf


Por Antônia Lúcia
Fontes: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes?fbclid=IwAR2B0J54t3r-_6DDypfKl7FwJRDElvgxnoXkLxKYbPvC5IwfCUo4y_i-wEc
http://nbpress.com.br/


Podemos ajudar?