Dor Lombar

Algumas pequenas mudanças de hábito podem ajudar o nosso corpo e melhorar o bem-estar!


Sabe aquele famosa dor lombar que volta e meia atrapalha, além de nos impedir de fazer algumas tarefas simples do dia a dia? Então…hoje o Programa Saúde 10 aproveita para dar algumas dicas que podem te ajudar no combate às dores nas costas. Confira neste post!

Atualmente estamos restritos à nossa casa e isso fortalece o hábito de passarmos a maior parte do tempo sentados. Permanecer nessa posição por longas horas pode acarretar prejuízos a nossa saúde, como edemas ou outros problemas circulatórios, ganho de peso e o enfraquecimento das musculaturas responsáveis por manterem a coluna ereta, o que favorece o aparecimento das dores lombares.

E uma vez instaurada a dor lombar, os músculos próximos a essa área tendem a ser cada vez menos ativados podendo gerar uma atrofia das musculaturas dessa região. A dor nas costas é um fenômeno bem comum na sociedade atual. Estima-se que 70% a 85% da população terá algum episódio desses no decorrer da vida. Isso pode acontecer por diferentes motivos, e o estilo de vida com pouca prática de exercícios físicos, associado a alguma alteração anatômica, como hérnia, desvios na coluna e até mesmo a gestação, podem facilitar a ocorrência.

E nesse período onde somos incentivados a não ir às unidades de saúde e hospitais é importante termos como hábitos pequenas mudanças no nosso dia a dia que nos permitam seguir em casa com a nossa imunidade em dia e o nosso corpo sem dores trabalhando para o nosso bem-estar.

Por isso, começar o dia se alongando pode proporcionar um prazer físico ao seu corpo além de aliviar algumas tensões musculares. Outro hábito que podemos adquirir é levantar durante o período de home office uns 5 minutos a cada hora, para buscar água ou fazer alguma tarefa que possibilite ficar em pé nesse intervalo de tempo.

Uma mudança que pode ser posta em prática enquanto se trabalha é manter seu abdômen contraído. Normalmente, quando estamos sentados, costumamos relaxar essa musculatura e em decorrência disso acabamos assumindo uma postura que aumenta as tensões nos ombros, com projeção do tronco e da cabeça para a frente.

Por isso ao contrair o abdômen é possível criar uma consciência corporal, mesmo que não seja viável sustentar essa posição por muito tempo. Essa atitude permite que você comece a trabalhar esses músculos e ajuda no combate às dores nas costas. Além disso pode aliviar os desconfortos gerados pelas tensões do ombro, já que o abdômen contraído realinha nossa postura.


Por Larissa Nogueira, Fisioterapeuta


Podemos ajudar?