O que fazer em Cachoeiras de Macacu: dicas imperdíveis

Confira as principais atrações para aproveitar a região


Cachoeiras de Macacu é um refúgio de águas doces e aventuras para aqueles que buscam um escape da agitação da cidade grande. O pequeno município, que proporciona dias incríveis de diversão e relaxamento, fica a 75 km de distância do Rio de Janeiro e a 45 km de Guapimirim.

Até 2015, a cidade era dividida em três distritos, mas agora é um município de distrito único, com todo o seu território reunido na distrito-sede.

Quer conhecer Cachoeiras de Macacu? Então, se liga nessas dicas imperdíveis e veja como se divertir neste recanto conhecido como “terra das águas cristalinas”.

 

Água doce é a sua praia?

Se você é apaixonado por água doce, esse é o lugar certo! A região é um verdadeiro tesouro, repleta de rios e cachoeiras. O Rio Macacu, principal da região, nos presenteia com pequenas praias perfeitas para um mergulho refrescante e corredeiras que fazem a alegria dos amantes do boia-cross.

 

Esportes radicais

A topografia do local é bastante diversificada, o que permite a prática de esportes radicais diversos. Cachoeiras de Macacu é muito procurada por aventureiros que praticam montanhismo, trekking, rapel, escaladas, cavalgadas, off-road, mountain biking, entre outras modalidades ecológicas.

 

Pontos turísticos

Parque Estadual dos Três Picos
A preservação da Mata Atlântica é o objetivo principal deste parque. A área territorial abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Guapimirim, Teresópolis e Silva Jardim. Seu nome refere-se aos Três Picos de Friburgo. O parque fica aberto de terça-feira a domingo.
Endereço: Estrada do Jequitibá, Boca do Mato.

Tanque Grande
Tanque Grande é o nome de um poço do Rio Guapiaçu, com águas incrivelmente límpidas e cristalinas. Sua profundidade varia entre 1 e 3 metros. Um verdadeiro oásis para os banhistas!
Endereço: Rio Guapiaçu, a 25 km de Cachoeiras.

Cachoeira do Poço Tenebroso
Considerada a cachoeira mais bonita do município, a queda d’água possui aproximadamente 12 metros e deságua numa belíssima piscina natural de grande profundidade, contornada por bromélias e piscina natural com águas cristalinas propícias para o banho. Vale a pena conferir!
Endereço: RJ-116, Santa Fé.

Cachoeira das Sete Quedas
Sua perfeição combina com seu nome! Este belo cartão-postal, digno de belas fotografias, é um verdadeiro encanto. A queda d’água com seus sete degraus é acessada por uma trilha tranquila pela Mata Atlântica, repleta de pequenas cascatas e poços de águas cristalinas.
Endereço: RJ-116, a 6 km do centro.

Reserva Ecológica de Guapiaçu
A REGUA é uma reserva natural que recebe anualmente turistas, mas também universidades e centros de pesquisa. O local é uma oportunidade e tanto para fazer trilhas, observar diferentes espécies de animais e entender da melhor forma por que é tão importante preservar os recursos naturais.

Poço das Samambaias
É uma espécie de piscina natural, muito agradável para toda a família. Tem pontos de salto de mais de 2 metros de altura e é cercada por pedras e vegetação.

 

Gastronomia

Além das paisagens de tirar o fôlego, Cachoeiras de Macacu oferece uma rica diversidade gastronômica. Restaurantes, pizzarias, pubs e até culinária japonesa estão presentes por lá, atendendo aos paladares mais exigentes. Bon Appétit!

Onde se hospedar

Para quem quiser aproveitar a região, a Appai, através do benefício Boa Viagem, conta com alguns hotéis parceiros. Um deles é o Hotel Netto, no centro de Cachoeiras de Macacu. A hospedagem reúne conforto, segurança, qualidade e uma excelente localização. Veja mais detalhes em nosso site.

Outra opção é a Pousada Água Cristalina, que fica cercada pela natureza e ainda oferece uma piscina natural ao ar livre.

Consulte como usar o benefício Boa Viagem no Portal do Associado.


 


Podemos ajudar?