Descubra os encantos de Valença!

Um dos destinos do Boa Viagem é uma ótima opção para quem busca ecoturismo, diversão e cultura o ano inteiro. Saiba mais!


Foto: Calile / Flickr

A apenas uma hora e meia do centro do Rio de Janeiro, Valença é um município com grande potencial voltado para o ecoturismo, repleto de cultura e com diversas fazendas do ciclo do café. Ótimo para visitar ou conhecer em qualquer época do ano com toda a família! Conheça alguns destinos imperdíveis na região!

 

Pedalinhos, trilhas e áreas de camping

Além da incontestável beleza, o Parque Natural Municipal Açude da Concórdia possui diversos atrativos aos visitantes, como passeios em pedalinhos e barcos, trilhas, áreas de camping e churrasqueiras. Ele foi construído por volta de 1890, nos tempos do Barão de Santa Mônica, na fazenda de mesmo nome. De paisagens exuberantes, é um importante e estratégico manancial de água potável. Um dos atrativos da reserva é o Açude da Concórdia, que tem sua remanescente da Mata Atlântica, onde são encontradas espécies animais como o inhambu, o mico-estrela, a juriti, o jacu e diversas espécies de pássaros.

 

Uma viagem centenária

Muitos turistas que chegam ao município de Valença, seja de ônibus ou de carro, não sabem que dentro da rodoviária (no segundo andar) funciona o Museu Ferroviário de Valença. Apesar de pequeno, o espaço inaugurado em 2011 carrega uma importante parte da história do local. No acervo, mais de 150 peças centenárias, como sinos, placas de locomotivas, telégrafo, relógios, bancos e lampiões da época, além de objetos pessoais dos funcionários da Rede Ferroviária Federal e imagens que mantêm viva a memória da ferrovia no Brasil.

 

Mergulhando na história da região

Se quiser conhecer a história e a cultura da região, a Fazenda Santo Antônio do Paiol é um dos destinos! A beleza da fazenda é indiscutível e é como se fizéssemos uma viagem no tempo. No local, o visitante tem acesso a cerâmicas, objetos religiosos, velas, pomada de própolis, xarope e doces que nos levam ao encontro de tudo o que temos de referência do interior, da simplicidade e do acolhimento.

Foto: Fazenda Santo Antônio do Paiol – Roberto Freitas / Flickr

 

É possível encontrar também móveis e peças originais, como uma biblioteca que mantém livros muito antigos, anotações dos escravos, vendas de café e jornais da época. Além de quadros, gravuras antigas, fotografias e retratos pintados, outros feitos com grafite e também de paisagens e personagens religiosos. Por lá o visitante também encontra armas, correntes, o sino que tocou para anunciar a “Lei Áurea” com a abolição do cativeiro no Brasil e muitos outros objetos.

 

Mais um pouco de história e cultura

Outra opção cultural da região é a Casa Lea Pentagna. Uma construção do século XIX, que passou para as mãos da família italiana Pentagna com a falência da lavoura cafeeira e a abolição da escravatura, quando muitas propriedades em Valença foram vendidas a preços baixos. Os Pentagna montaram na cidade a fábrica de tecidos Santa Rosa. Nesta época, a casa feita com as tradicionais pedras usadas na arquitetura da Belle Époque sofreu sua primeira grande reforma.

Foto: Casa Lea Pentagna – Evandro / Blog A vida numa goa

Somente em 1927, com outra obra, adquiriu o estilo neoclássico, preservado na restauração pela qual passou em 2000. A casa foi transformada em centro cultural da Fundação Cultural Filantrópica Lea Pentagna, a partir de testamento deixado por sua fundadora com o desejo de eternizar o ambiente em que viveu sua família.

 

Diversão e espaço para grandes eventos

Construída no início do século XVIII, a Fazenda Campo Alegre teve seus anos áureos no Ciclo do Café, chegando a empregar até 1000 famílias. Até hoje, é a detentora do maior terreiro de café de que se tem notícia no Estado do Rio de Janeiro. A fazenda possui diversos ambientes com toda a infraestrutura para casamentos, eventos de empresas, locações para TV e cinema e celebrações em geral.

Foto: Capela da Fazenda Campo Alegre

 

Que tal um banho de cachoeira?

Um banho de cachoeira pode proporcionar uma série de benefícios para o corpo e a alma. Como a melhora da circulação, o aumento da imunidade, a redução de dores e é ótimo para energizar o corpo. Em Valença o que não faltam são cachoeiras. Conheça algumas delas:

Cachoeira do Quirino: está localizada em um rio com pequenas corredeiras. São quatro pequenas quedas que formam uma piscina natural com uma pequena praia, muito procurada para banhos.

Cachoeira de Pentagna: uma das belezas naturais mais significativas do município, a cachoeira atrai muitos banhistas. Com a revitalização do local, foi instalada uma área com mesas, bancos e churrasqueira. Ótimo para curtir a natureza, nadar e relaxar, acompanhado de amigos para um bom churrasco.

Cachoeira Ronco D’água: formada pelo Rio das Flores, possui três quedas, seguidas de piscinas naturais. A primeira queda tem aproximadamente 7 metros de altura e possui uma estreita faixa de areia e uma ducha junto à queda. O segundo trecho apresenta uma queda de 7 metros de altura e em sua margem foi instalado um pequeno escorrega de concreto, formando uma piscina com aproximadamente 70m2. O terceiro trecho possui aproximadamente 9 metros em declive suave.

Foto: Cachoeira Ronco D’água – Gustavo Santos / Flickr

Cachoeira do Rio Bonito: local propício para banhos, tanto nas duchas como na ampla piscina natural que se forma logo após a queda d’água. São encontrados peixes como o lambari, o bagre, a traíra e o cará.

IMPORTANTE: Lembramos que a cobertura do benefício Boa Viagem destina-se exclusivamente a cobrir as despesas com hospedagem, não atendendo gastos com alimentação e despesas adicionais relativas à prestação de serviços diversos, taxas de serviço, tributações, atividades de lazer, deslocamentos e outras ligadas à estadia, tais como as relacionadas a padrões e recursos diferenciados de quartos ou suítes ou acréscimo de camas e demais serviços, incluídos ou não no valor da diária cobrada pelos estabelecimentos conveniados. Para mais informações, leia o regulamento.

 

Confira as pousadas na região disponíveis no Benefício Boa Viagem e faça sua reserva agora mesmo!

Pousada Vovô Luiz
Pousada Cachoeira de Pentagna

Para mais informações de como utilizar o benefício Boa Viagem, acesse o nosso site e/ou Portal do Associado.


Por Jéssica Almeida
Fontes: Prefeitura Municipal de Valença, Inea e Guia Valença.

 


Podemos ajudar?