De olho na Língua Portuguesa


Atividades com música, poesia, dança e jogos fazem com que os estudantes aprofundem o conhecimento sobre o conteúdo da disciplina

Promover o letramento de maneira lúdica, estimular os alunos a realizarem pesquisas e abordar de forma diversificada as competências e habilidades previstas no currículo de cada série foram os principais objetivos da III Feira de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Governador Roberto da Silveira. A ideia de desenvolver o projeto envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura surgiu há três anos, quando os professores começaram a trabalhar de maneira mais intensa as linguagens, não apenas como forma de expressão e comunicação, mas também como elementos constituidores de conhecimento e valores.

Dessa forma surgiu o projeto De Olho na Língua Portuguesa, que segundo Denise Veloso, professora responsável, “aborda de forma diversificada assuntos relacionados aos estudos da língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira”. Apesar do nome, o projeto recebeu também o apoio dos docentes de História e Sociologia. As atividades aconteceram em dois dias, mas, antes disso, os alunos tiveram que mergulhar fundo e pesquisar conteúdos significativos sobre os temas que deveriam apresentar durante a culminância.

O primeiro dia foi reservado para as atividades expositivas, quando os estudantes, dentro das salas de aula e nas tendas armadas no pátio do colégio, apresentaram o conteúdo teórico do que pesquisaram e aprenderam. Verbetes, figuras de linguagem, charges, movimentos literários, origem da Língua Portuguesa, acordo ortográfico e licença poética foram alguns dos temas expostos nos cartazes elaborados pelos jovens.

A segunda data foi reservada para as atividades com música, dança, teatro, jogos e poesia. Todas as apresentações deveriam levar em consideração o conteúdo das disciplinas, por isso cada música e cada poesia foi cuidadosamente selecionada. A letra da música “Tia Anastácia” foi escolhida para a apresentação de dança sobre literatura africana, enquanto “Tempo Perdido” embalou o trabalho sobre figuras de linguagem. Os alunos do primeiro ano prepararam uma palestra cujo tema foi “A origem da Língua Portuguesa”, e uma competição de soletração foi organizada pelos discentes do segundo ano.

Na avaliação dos professores, o resultado do trabalho não poderia ter sido melhor: “Nos surpreendemos com tamanha empolgação dos alunos. No dia dos trabalhos expositivos, todos estavam afiados e prontos para explicar sobre os temas previamente bem pesquisados”, ressalta Denise.


Colégio Estadual Governador Roberto Silveira

Av. Roberto Silveira – Éden – São João de Meriti/RJ

CEP: 25545-080

Tel.: (21) 2656-3741

E-mail: robertosilveira@click21.com.br

Direção: Denilce do Carmo e Conceição Dionísio

Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?