Coronavírus: cuidado com o que você lê por aí. Pode ser fake news.

Confira algumas informações importantes que merecem a sua atenção!


Créditos da foto: Kevin Frayer/Getty Images

O novo coronavírus tem deixado o mundo com o alerta máximo ligado, desde que os primeiros sinais da doença apareceram na China no início desse ano. Embora até agora haja apenas casos suspeitos no Brasil (sem confirmação), confira algumas informações importantes que merecem a sua atenção!

 

Mas afinal, o que é o novo Coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, é um novo vírus que tem causado doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. As investigações sobre a transmissão ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo.

Segundo ainda o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960 e alguns deles podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Apesar de já ter infectado mais de 8 mil pessoas ao redor do mundo, os sintomas desaparecem na maioria das vezes por conta própria, e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente.

 

Principais sintomas e como se prevenir

Os sintomas mais comuns são: tosse, febre e dificuldade para respirar. Algumas atitudes, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir podem ajudar na prevenção.

É importante que quem esteve em viagem, principalmente para a região de início de circulação do vírus, comunique aos profissionais de saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

Cuidados com as fake news!

Cuidado com o que você lê por aí! Principalmente em se tratando de notícias ligadas ao coronavírus. Desde que foi descoberto, diversas notícias falsas têm se multiplicado pela internet tão rápido como a própria doença.

Segundo uma matéria publicada pelo site G1, circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um mercado a céu aberto onde ocorre a venda para consumo humano de diversos tipos de animais, entre eles ratos, cachorros e cobras. Uma legenda diz: “Olha da onde vem o coronavírus”!  Cuidado. Isso é Fake News.  Isso é apenas uma das diversas informações falsas que têm circulado por aí.

O ideal é procurar um site de notícias confiável, além de ficar ligado nas informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Saúde.

 

Não é fake: o coronavírus está sendo usado para aplicar golpes na internet

De acordo com o site Tech Radar, focado em tecnologia, diferentes grupos de hackers estão se aproveitando da busca por informações sobre a doença para espalhar ataques via e-mail e roubar dados de usuários desatentos. Fique atento. Afinal, todo cuidado é pouco.


Fontes: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/saude-adota-medidas-preventivas-para-o-coronavirus/54656
https://www.tecmundo.com.br/seguranca/149838-coronavirus-malware-usado-ataques-mail.htm?f
https://www.facebook.com/PrefsCuritiba/posts/2941895369187581?hc_location=ufi
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus?fbclid=IwAR3zyB2gEZzMSpxtyErFyHvKD84r0jtIUPEI5liyPNzEqPikcE1UKPtdJFU

 


Podemos ajudar?