Como purificar a água com casca de banana?


E quem disse que em tempos de Coronavírus não se tem boas notícias? Os pesquisadores da universidade de Aveiro, em Portugal, descobriram que a casca da banana é um dos mais efetivos despoluentes da água. É isso mesmo!

A notícia é boa pra geral, mas para os cariocas, que passaram recentemente por uma grande crise no abastecimento de água, por conta da presença maciça de algas, essa descoberta caiu como uma “uva”, apesar de ser banana.

 

Eficácia na absorção de metais pesados

Mesmo as algas não sendo o seu principal viés de absorção, a casca da banana tem uma alta eficácia na absorção de metais pesados, entre eles o mercúrio, conhecido pelo seu alto teor cancerígeno. A composição enriquecida da casca da banana, formada por celulose, lenhina e hemicelulose, é próspera em enxofre, e o mercúrio tem elevada afinidade por esse elemento”, explica a pesquisadora Elaine Fabre, em comunicado.

Publicada na revista “Science of the Total Environment”, a descoberta informa que, para tratar 100 litros de água contaminada com 0,05 miligramas de mercúrio, seriam necessários apenas 291 gramas de cascas de banana.

 

Alto índice de desperdício

Segunda a Embrapa, a banana ainda é uma das frutas que têm um alto índice de desperdício, chegando a casa dos 22%. Um motivo a mais para mudarmos a nossa consciência alimentar, e formas de uso, na questão do reaproveitamento dessa fruta presente no Brasil desde que os portugueses aqui chegaram.

 

Como a limpeza da água acontece

O processo de limpeza, explica a pesquisadora, se dá através da absorção: “Os resultados mostram um potencial muito promissor na aplicação das cascas em sistemas reais”, aposta Elaine Fabre, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).

Os testes realizados com as cascas em variados sistemas reais, com água da torneira, do mar ou de efluentes industriais, e na presença de elementos como metais pesados, mostraram-se campeões de eficácia, relata um porta-voz da Universidade.

 

E como aplicar cascas de banana para remoção de mercúrio?

Seguindo a orientação dos cientistas, basta colocá-las em contato com a água contaminada por um determinado período de tempo, que ocorrerá a descontaminação. Ainda segundo os descobridores, a descontaminação pode ser feita em qualquer lugar, como por exemplo em estações de tratamento de águas residuais, em efluentes industriais ou mesmo em qualquer outro sistema que contenha águas contaminadas”, afirma o comunicado.


Por Antônia Lúcia
Fonte: Jornal de Negócios


Podemos ajudar?