Como lidar com o medo?

Confira algumas dicas do Programa Saúde 10 e veja como lidar com esse sentimento


O Saúde 10 da Appai não para! Além de podcasts exclusivos disponíveis na página do programa, hoje trazemos um post que fala sobre um sentimento tão presente na vida de todos: o medo!

 

Mas, afinal, será que podemos reagir e superar o medo e as inseguranças que nos rodeiam?

 

A resposta é sim! Mesmo fazendo parte das nossas emoções, o ser humano possui recursos para superá-lo, enfrentá-lo e até conviver com ele.  Em nossa existência sempre haverá algo que vai provocar o medo. O importante é saber lidar com ele para sentir-se autoconfiante, não se permitindo perder o controle. O medo provoca vulnerabilidade, mas também nos desafia e pode nos impulsionar a sermos mais fortes. A seguir traremos algumas dicas para vencê-lo:

    1. A primeira coisa a fazer é identificar o que te atemoriza e tirar um tempo para que possa se acalmar. Procure tirar o foco do que te deixa com medo. Busque promover momentos intercalados de boas recordações, faça um autorrelaxamento. Feche os olhos e imagine um lugar seguro e calmo, pense em lembranças positivas quer sejam da infância ou da vida adulta. Permita mais os sentimentos positivos, pois o medo é comandado por nossos pensamentos.
    2. Faça respirações profundas durante 5 minutos. Conecte-se com o silêncio interior. O exercício de respiração é uma técnica importante para nos auxiliar no controle do medo.
    3. Enfrente seus medos, será mais fácil no começo. Não os alimente dando continuidade ao que te assusta, pois trata-se de um sentimento que cresce à medida que não o enfrentamos. Por exemplo, se você entrar em pânico com um elevador, é melhor retornar a ele no dia seguinte, repetindo a situação até se livrar do medo, caso contrário ele se estabelecerá.
    4. Mesmo que imagine o pior e não consiga controlar o surgimento de pensamentos desanimadores, busque utilizar recursos para que isso não ocorra. Ex.: Medo de ser roubado. Tome medidas para não dar acesso ao ladrão. É o famoso prevenir para não remediar.
    5. Busque um meio-termo para conviver com as tensões. Evite escapar de tudo o que tem de ruim. Lembre-se que ninguém é perfeito e que a vida é cheia de tensões. Conviva com elas.
    6. Escolha alguém de sua confiança e fale sobre seus medos, peça conselhos.
    7. Faça o básico. Coisas simples e cotidianas, como uma boa noite de sono, uma refeição saudável e exercícios físicos na maioria das vezes são as melhores curas para o medo.
    8. Caso não consiga superar seus medos, mesmo seguindo as dicas acima, procure ajuda de um profissional psicólogo.

Por Ieda Herculano, Psicóloga


Podemos ajudar?