Campanha Novembro Azul: mês mundial de conscientização sobre a saúde masculina

A campanha tem o objetivo de combater o câncer de próstata e conscientizar quanto à importância de exames regulares e diagnóstico precoce


O mês de novembro é marcado mundialmente pela campanha Novembro Azul. A ação traz pautas ligadas à conscientização e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha tem o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e realizar o exame de toque.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de próstata é o tipo mais comum, depois do de pele não melanoma, e é a segunda maior causa de óbito oncológico nos homens. Além disso, é considerado um câncer da terceira idade, ou seja, 3/4 dos casos no mundo manifestam-se a partir dos 65 anos.

O INCA e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alertam sobre a importância da consulta médica regularmente. Por ser uma doença que não manifesta qualquer sinal nos estágios iniciais, quando os sintomas do câncer de próstata começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada.

A recomendação é que homens com mais de 50 anos procurem um urologista para avaliação individualizada.

 

Papo de barbearia

Pensando em trazer temáticas do universo masculino que são pouco faladas, a Appai está lançando nesse mês uma nova série: Papo de Barbearia. E o primeiro episódio não poderia falar sobre outro assunto… Novembro Azul.

Confira:

Para saber mais sobre a campanha Novembro Azul, acesse: www.novembroazul.com.br


Por Luiza Morato
Fontes: Instituto Nacional do Câncer / Sociedade Brasileira de Urologia


Podemos ajudar?