Assistentes Sociais – Uma jornada de lutas, ganhos e desafios


No dia 15 de maio comemora-se o dia do Assistente Social. A data celebra o profissional graduado em Serviço Social que dedica o seu fazer profissional na luta pela garantia de direitos sociais à população.  O Assistente Social atua em vários ambientes profissionais, transitando desde a saúde, passando pela educação, assistência, campo sociojurídico, organizações sociais e, até mesmo, nos ambientes empresariais e corporativos. Em todas estas áreas sua atuação sempre está voltada para as questões sociais que aparecem em nossa sociedade.

Existem muitos equívocos acerca da atuação do Assistente Social, e para comemorar esse dia simbólico vamos aproveitar este espaço para esclarecer algumas informações importantes sobre a nossa atuação. Mas, antes de adentrarmos no assunto sobre as nossas atribuições e competências, é necessário contrastar as seguintes diferenças:

Serviço Social: profissão de nível superior (curso de bacharelado com 4 anos de duração), regulamentada pela Lei 8.662/1993.

Assistente Social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registrado no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Assistência Social: uma política pública prevista na Constituição Federal de 1988 e direito de cidadãos e cidadãs, assim como a saúde, a educação, a previdência social etc. É regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), constituindo-se como uma das áreas de trabalho dos assistentes sociais.

Os Assistentes Sociais atuam no contexto da realidade social diretamente com a população, e intervém diante dos problemas sociais apresentados, encaminhando e direcionando aos órgãos públicos de acordo com suas respectivas competências.  Os profissionais analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Devem analisar as condições de vida da população e as divergências enfrentadas na sociedade, como a má distribuição de renda, o analfabetismo, violência doméstica, entre outras expressões, orientando essas pessoas ou grupos com informações para terem acesso à direitos e serviços que os auxiliem nas condições das questões sociais apresentadas. Também elaboram laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas.

A profissão tem o compromisso de acolher de forma empática qualquer pessoa que necessite de suporte para transpor as dificuldades sociais vivenciadas, fornecendo orientações que funcionam como ferramentas que venham proporcionar uma transformação pessoal e social diante do cenário em que se encontra, o que possibilita o exercício pleno da cidadania e respeito à dignidade humana.

Nós, Assistentes Sociais do Benefício de Serviço Social da Appai, parabenizamos a todos/as os colegas Assistentes Sociais neste dia que comemoramos a nossa profissão.


Assistentes Sociais: Cristiane Freitas, Érica Cardosos, Jeniffer Rios e Natália Couto


Podemos ajudar?