Appai: preocupada com ações para o meio ambiente

Associados e colaboradores unidos em prol do planeta


Aproveitamos um mês cheio de datas que fazem alusão à importância do cuidado com o meio ambiente para lembrar um pouquinho da nossa preocupação histórica com este tema tão relevante. Apenas para citar, em setembro temos o Dia da Amazônia (5), o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio (16), o Dia Internacional de Limpeza das Praias e Rios (19) e o Dia da Árvore (21).

A Appai entende essa responsabilidade e, ao longo de sua trajetória, realizou diversas ações com apoio de seu quadro associativo e, também, de seus colaboradores. Não conhece? Então te convidamos a um passeio pelas principais atividades da associação neste segmento. Quem sabe você não se anima para a próxima?

 

Mais de 72 mil ecobags doadas

Uma dessas ações foi a distribuição de ecobags nos últimos anos, entregues aos associados, colaboradores e parceiros.

Com o aumento dos danos ambientais decorrentes do consumo e do descarte inadequado das sacolas de plástico, a Appai se colocou de maneira estratégica visando minimizar o impacto ambiental.

Ao todo, foram doadas 72.300 unidades até o momento, sendo 10.000 bolsas maiores que a padrão, onde são doados também os mantimentos para os pacientes com câncer em estado ambulatorial e tratamento no INCA. O resultado? Cerca de 394.200.000 sacolas plásticas deixaram de ser consumidas e soltas pelo meio ambiente.

A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais da atualidade. De acordo com estatísticas da ONU, se as tendências continuarem, até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Isso porque a humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos têm origem só no Brasil. Desse total, cerca de 14% são de plástico, o que torna o país o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Índia*.

Por isso é de extrema importância que todos se conscientizem sobre o uso e o descarte deste material. Aproveitando que o Dia Mundial da Limpeza das Águas está chegando, que tal usar a sua ecobag? No dia 19, leve a sua bolsa ecológica da Appai para fazer compras, por exemplo, e mostre a todos a sua conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

 

Colaboradores engajados

Assim que a pandemia deu uma trégua voltamos a arregaçar as mangas! A Appai se juntou ao mutirão de limpeza organizado pelo Grupo de Moradores do Parque das Rosas, preocupado com impactos no Canal de Marapendi e mata ciliar formada pelo manguezal, característico do nosso litoral. Gratidão aos nossos funcionários que participaram.

A gente aproveita também o Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro, para relembrar a importância da manutenção da mata ciliar, ou seja, florestas ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante função de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma região para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento**.

  Os colaboradores da Appai colocaram a mão na massa numa manhã dedicada à responsabilidade socioambiental

 

Mais de 20 mil tampinhas plásticas arrecadadas

Tem coisa mais fofa que fazer uma boa ação em favor dos melhores amigos do homem?

Tudo por conta da ajuda de nossos associados, beneficiários e funcionários, através do PPAS, que se mobilizaram e assim nos levaram a arrecadar mais de 20 mil tampinhas de plástico! Elas foram doadas à ONG Rio Eco Pet, que há 2 anos recicla os resíduos para pagar a castração de cães e gatos em abrigos do Rio! Lindo, né?

Os associados e funcionários da Appai ajudaram a arrecadar mais de 20 mil tampinhas de plástico

 

Ecocanecas da Appai: mais uma vez os oceanos agradecem

Como profissionais da voz, nós professores sabemos da necessidade de manter o corpo e a garganta hidratados com pelo menos 2 litros de água por dia. Durante alguns eventos presenteamos nossos associados com uma linda ecocaneca da Appai. Afinal, ao utilizá-la, em 1 ano você deixa de impactar a natureza com 3.650 copos de plásticos, que levam 100 anos para se decompor. Em 4 anos seus copinhos enfileirados seriam suficientes para contornar o Maracanã.

A ecocaneca, inclusive, foi distribuída em diversas situações e eventos da Appai, como Encontro de Educação, Por Dentro da Appai e algumas corridas.

As ecocanecas fizeram sucesso entre os nossos associados

 

Plantando uma árvore e semeando o futuro

Bem antes do tema estar em voga, a Associação já fazia sua parte para um planeta melhor. Talvez os associados mais antigos lembrem desse momento incrível e que já faz mais de uma década. A Appai, sempre preocupada em cuidar do meio ambiente, tomou uma iniciativa em prol da sustentabilidade e plantou uma árvore bem pertinho da sede, localizada na rua Senador Dantas. Um orgulho que carregamos no peito.

Afinal, segundo os especialistas, o plantio de árvores é uma das principais recomendações para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar.

E você, já plantou uma árvore? Então adote esta ideia!

 

Revista Appai Educar

O tema meio ambiente sempre esteve presente na Revista Educar, seja através da divulgação dos projetos acerca da temática, ou em edição especial como a que tratou sobre os perigos dos plásticos nos oceanos. Mas, além das muitas reportagens, há quase duas décadas a Revista Educar realiza a cobertura dos eventos da Appai ligados ao meio ambiente. Entre eles, a limpeza das areias das praias, das trilhas e a plantação de uma pequena muda quase em frente à sede na Senador Dantas, Centro do Rio, como símbolo do seu apoio ao meio ambiente, que hoje se transformou em uma linda e frondosa árvore.

 

Playlist especial

Além disso tudo, a Appai ainda preparou uma playlist especial para os associados e suas crianças na página do benefício Minha Escolha. Entre as canções, é possível encontrar clássicos como: Mãe Natureza (Armandinho), Um Índio (Caetano Veloso), Canção da América (Milton Nascimento), Imagine (John Lennon) e A Grande História da Água (Palavra Cantada). Confira as playlists completas aqui.


Por Leonardo Mega e Luiza Morato
* Dados da ONU – Organização das Nações Unidas
** www.wwf.org.br


Podemos ajudar?